Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Fernanda de França Lorenção - Psicólogo CRP 06/123946
A avaliação psicológica é um dos instrumentos da psicologia utilizados por psicólogos.
Para poder auxiliar os seus pacientes a solucionar problemas, o profissional precisa, primeiro, compreender quais são eles, não é mesmo?
E não apenas isso! O profissional também deve selecionar os instrumentos, métodos e técnicas mais adequados para sanar as demandas emocionais e psicológicas do paciente.
A avaliação de caráter psicológico, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), serve esses propósitos.
Ela pode ser aplicada em diversas situações, desde o contexto profissional até o de cirurgias eletivas e do trânsito.
O que é avaliação psicológica?
A avaliação psicológica não é uma simples avaliação, mas, sim, um dinâmico processo de investigação de fenômenos psicológicos.
O objetivo da avaliação psicológica é identificar todos os pontos que ajudarão o psicólogo a tomar as decisões mais adequadas para o tratamento de seus pacientes.
Através da avaliação, o profissional consegue compreender o funcionamento psicológico das pessoas, grupos e/ou instituições as quais atende.
Com esse conhecimento em mãos, ele se torna apto a eleger o melhor método para tratar às suas demandas psicológicas.
A avaliação também é útil para os pacientes, visto que promove a alteração de comportamentos, pensamentos e crenças disfuncionais. Essa mudança acontece de maneira gradativa ao longo das sessões de terapia.
Dependendo da resposta do paciente, pode ser necessário mudar métodos e técnicas para aprimorar o acompanhamento psicoterapêutico.
Qual a diferença entre avaliação psicológica e teste psicológico?
A testagem psicológica, ou o teste psicológico, é um procedimento pontual.
O indivíduo passa por um único teste para obter o resultado desejado sobre um assunto específico. Ele somente leva em consideração o conteúdo dessa descoberta, e não o contexto em que o paciente está inserido.
A avaliação psicológica, por outro lado, requer informações provenientes de várias fontes para enriquecer a compreensão do comportamento humano.
Assim, é feito o uso de entrevistas, observações sistemáticas, análises de documentos e testes.
Logo, a testagem psicológica é uma etapa que compõe o processo de avaliação.
Quais são os tipos de avaliação psicológica?
A avaliação psicológica serve múltiplos propósitos. Além do contexto da psicoterapia clínica, o profissional formado em psicologia pode aplicar a avaliação nas seguintes situações:
- Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica;
- Avaliação psicológica para as organizações e empresas;
- Avaliação psicológica para profissionais da área da aviação;
- Avaliação psicológica para PCDs;
- Avaliação psicológica para concursos e processos seletivos;
- Avaliação psicológica para estudantes;
- Avaliação psicológica para porte de armas;
- Avaliação psicológica para trânsito;
- Avaliação psicológica para atividades esportivas;
- Avaliação psicológica para reprodução assistida, como no caso da inseminação “in vitro”; e
- Avaliação psicológica para procedimentos como laqueadura, vasectomia, cirurgias plásticas e cirurgias para reafirmação de gênero.
Nos casos mencionados, a avaliação se faz necessária para preparar, no que diz respeito aos aspectos psicológicos, o paciente para enfrentar uma situação específica ou para determinar o seu nível de aptidão.
Vale destacar que a avaliação não é compulsória em todos os contextos. A necessidade de passar por uma para um procedimento cirúrgico, por exemplo, depende do contexto da sua realização.
Se o médico julgar necessário que o paciente passe por um acompanhamento, visando preservar o seu bem-estar emocional e psicológico, ele será submetido ao processo de avaliação. O próprio paciente também pode requisitar uma avaliação do seu médico ou psicólogo.
Já no caso da avaliação voltada ao porte de armas, a função é determinar se o requerente está apto psicologicamente a manusear uma arma de fogo.
Segundo o CFP, ela também tem como função fornecer informações para estabelecer procedimentos para avaliar profissões que fazem uso de arma de fogo.
Quais são as respostas fornecidas pela avaliação psicológica?
Para os pacientes, a avaliação fornece informações detalhadas acerca de padrões de comportamento, pensamentos e emoções.
Muitas vezes os pacientes chegam à terapia frustrados com uma área de suas vidas ou um comportamento em particular após terem tentado entender ou mudar a questão problemática.
O problema é que a compreensão das pessoas sobre as suas próprias atitudes tende a ser enviesada e incompleta. Um comportamento atual pode ser o reflexo de uma crença enterrada no inconsciente.
Essa, por sua vez, pode ter sido criada muitos anos atrás, tornando a sua identificação difícil.
Por exemplo, ela é capaz de apontar a qualidade das habilidades interpessoais do indivíduo, evidenciando as suas forças e fraquezas. Assim, é possível traçar, com exatidão, quais condutas, crenças e sentimentos devem ser alterados para que o paciente tenha a performance desejada em ambientes sociais.
E quais os limites da avaliação psicológica?
É preciso compreender que, embora a avaliação de caráter psicológico forneça informações mais certeiras que outros tipos de avaliações comportamentais, ela não é milagrosa.
O comportamento humano é formado por um conjunto de fatores, como experiências de vida, crenças adquiridas pelo meio (escola, família, instituições religiosas, governo, amigos, etc), fatores genéticos, personalidade, entre outros.
Todos esses fatores interagem entre si e resultam em fenômenos psicológicos únicos a cada indivíduo.
Se avaliar o funcionamento psicológico das pessoas fosse um processo simples, seria possível usar um único questionário ou procedimento para atender indivíduos que foram criados no mesmo contexto familiar.
Mas até irmãos possuem personalidades e condutas totalmente distintas.
Sendo assim, é praticamente impossível compreender e levar em consideração todas as particularidades psicológicas de um indivíduo.
As avaliações psicológicos possuem limites em relação ao que é possível entender e prever acerca da subjetividade humana. É por isso que se trata de um processo, não de uma avaliação única e pontual.
Entretanto, uma avaliação realizada com base em métodos científicos sustentados possui maior eficácia em comparação a opiniões legais, formadas com base em achismos ou hipóteses não testadas cientificamente.
Leia também: Terapia infantil como ponte para o bem-estar de crianças
Leis e o que diz o Código de Ética da Psicologia sobre ofertar serviço de avaliação psicológica
O Conselho Federal de Psicologia não considera a formação em psicologia obrigatória para a aplicação da avaliação psicológica em alguns contextos, mas estabelece critérios para a atuação profissional.
No caso da avaliação voltado ao registro ou porte de arma, bem como no âmbito do trânsito, além dos critérios mencionados, é necessário ter formação em psicologia e inscrição no conselho de classe.
Os profissionais precisam ter um credenciamento específico para essas situações para que o trabalho seja desenvolvido de maneira adequada.
A realização da avaliação por um profissional que, além de possuir conhecimento da psiquê humana e dos instrumentos psicológicos, segue o Código de Ética que rege a profissão é, sem dúvidas, mais confiável e segura.
Entre os princípios éticos estabelecidos pelo CFP para a prática desse tipo de avaliação, estão:
- Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, técnico e tecnicamente;
- Prestar serviços psicológicos de qualidade;
- Fornecer informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo;
- Informar os resultados decorrentes da avaliação, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisão; e
- Respeitar sigilo profissional a fim de proteger a intimidade do avaliado.
A importância da avaliação psicológica e principais benefícios
Os benefícios provenientes da avaliação psicológica são inúmeros.
Em síntese, esse tipo de avaliação permite determinar a aptidão de indivíduos para a concessão de autorizações e licenças e a condição psicológica para passar por procedimentos cirúrgicos, além de identificar e investigar os comportamentos que causam sofrimento aos pacientes de terapia.
Procedimentos, métodos e tecnologias também podem são desenvolvidos com base nos resultados obtidos por avaliações de caráter psicológico.
Dessa maneira, é possível realizar intervenções bem-sucedidas no comportamento humano em diversos contextos, como no trabalho, organizações, trânsito, modo de vida, saúde, entre outros.
No âmbito da psicoterapia, os pacientes conseguem tomar decisões assertivas acerca do que traz sofrimento para as suas vidas. Já em outros campos, os resultados embasam decisões ou intervenções que impactam indivíduos, grupos e a sociedade de modo geral.
Onde fazer e quanto custa uma avaliação psicológica?
Se você tem interesse em realizar uma avaliação psicológica, é ideal procurar psicólogos credenciados para conduzir esse amplo processo de investigação da maneira correta e evitar frustrações.
Já no primeiro contato com o profissional, explique a sua intenção para ele. Normalmente, o psicólogo faz o convite para uma primeira consulta para se ter uma ideia mais profunda das necessidades do paciente.
Os valores da avaliação de caráter psicológico dependem da sua finalidade. O piso é definido pelo Conselho Regional de Psicologia de cada estado.
Logo, o paciente é aconselhado a conversar com o psicólogo sobre o valor do serviço psicológico. O profissional precisa conhecer os objetivos, as necessidades e o contexto em que ele está inserido para definir um valor.
Psicólogos para Avaliação Neuropsicológica
Conheça os psicólogos que atendem casos de Avaliação Neuropsicológica no formato de terapia online por videochamanda:
-
Ronaldo Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoO Psicólogo Ronaldo de Jesus da Silva é graduado em Psicologia pela UNESP e Pós-Graduado em Psicologia pela USP, atendendo há 15 anos em instituição governamental, paralelo aos seus atendimentos clínicos. Atualmente trabalha com Orientação Psicológica e Psicoterapia...
Valor R$ 180
próximo horário:
25/nov. às 18:00hs -
Alessandra Foschetti
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Alessandra Foschetti, graduada pela Universidade Estadual de MG, formada em Psicanálise pelo Parletre, mestre em Educação pela Universidade Federal de MG e Centro Federal de Educação Tecnológica de MG...
Valor R$ 170
próximo horário:
27/nov. às 17:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Diferença entre psicólogo e psicanalista: Saiba qual o melhor para vocêQual é a diferença entre psicólogo e psicanalista? É importante entender como esses profissionais atuam para escolher o melhor para você.
- Perguntas de psicólogos para pacientes: quais são e quando são feitasTem dúvidas sobre quais são as perguntas de psicólogos para pacientes de terapia? Existem perguntas que o psicólogo não deve fazer?
- Tipos de Terapia: conheça as diferentes abordagens e como escolher a melhor para o seu quadroExistem diversos tipos de terapia, com diferentes abordagens que podem funcionar de formas diferentes para cada paciente. Saiba mais no post!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Psicologia e tecnologia: inovações e como aproveitarA pandemia do coronavírus trouxe muitas adaptações em diversas relações, inclusive na psicologia e tecnologia. O isolamento social obrigou as pessoas a recorrerem a novos meios de comunicação, seja [...]
- Avaliação neuropsicológica: saiba o que é e quem pode fazerA avaliação neuropsicológica representa uma interseção crucial entre a psicologia e a neurologia, propondo uma abordagem detalhada e sistemática de alguns problemas. No entanto, muitas pessoas não sabem quem [...]
- Psicologia experimental: O que é, origem, método e como funcionaVocê já ouviu falar sobre a psicologia experimental? Esse é um ramo da psicologia que realiza experimentos controlados para estudar o cérebro e o comportamento dos indivíduos. Portanto, o [...]
Autor: psicologa Fernanda de França Lorenção - CRP 06/123946Formação: A psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP
Excelente Dra
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar gratuitamente a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!