Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: André Luiz Ferreira do Nascimento - Psicólogo CRP 08/35117
Dentre as abordagens terapêuticas utilizadas por psicólogos nas sessões, a Terapia Cognitivo Comportamental é uma que tem resultados bastante expressivos.
A psicologia cognitivo comportamental pode ajudar a tratar transtornos como o TOC, a ansiedade e até mesmo a depressão.
Ao longo da terapia e por meio de técnicas estudadas, o psicólogo consegue mudar pensamentos negativos do paciente e aos poucos mudar a visão distorcida que ele tem em relação à realidade.
O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental é um método de tratamento da psicoterapia focado em um problema específico do paciente.
Também chamado de TCC, o método compreende a concepção de que a nossa percepção sobre os acontecimentos é o que nos afeta e não o acontecimento em si.
Isso quer dizer que só desenvolvemos uma reação sobre algum acontecimento, a partir do momento que esse acontecimento foi registrado na nossa mente em forma de pensamento.
O objetivo da TCC é identificar determinados padrões de pensamentos negativos e transformá-los.
Por exemplo, uma pessoa que sempre pensa que não é capaz de determinadas coisas e tem esse pensamento de forma frequente acaba desencadeando sentimentos mais graves como a rejeição.
Criada em 1960 pelo psiquiatra Aaron Beck, a terapia comportamental entende que os pacientes com depressão, por exemplo, possuem uma visão distorcida do mundo e isso afeta o nosso comportamento.
E, como funciona essa terapia?
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma forma de tratamento psicoterapêutico que ajuda a identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos.
Dessa forma, é utilizada para tratar várias condições mentais, como depressão e ansiedade.
Nesse sentido, as sessões de TCC começam com a identificação dos pensamentos automáticos negativos que surgem em resposta a situações específicas.
Assim, o psicólogo e o paciente trabalham juntos para questionar a veracidade desses pensamentos e substituí-los por outros mais realistas e equilibrados.
Além disso, o terapeuta atribui tarefas para ajudar o paciente a enfrentar gradualmente situações temidas ou adotar comportamentos mais saudáveis e funcionais.
Então, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, como técnicas de relaxamento, habilidades de resolução de problemas e outras estratégias, também é uma parte fundamental do processo.
Assim, o progresso é continuamente avaliado a cada sessão e as estratégias são ajustadas conforme necessário para garantir que os objetivos terapêuticos sejam atingidos.
Dá para fazer a Terapia Cognitivo Comportamental online?
Sim, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ser realizada online e tem se mostrado eficaz para muitos pacientes. Ademais, a modalidade online oferece uma série de benefícios e vantagens, como maior acessibilidade e conveniência.
Então, alguns pontos importantes sobre a TCC online são:
- Acessibilidade: Pacientes que vivem em áreas remotas ou que têm dificuldades de locomoção podem acessar a TCC online com mais facilidade.
- Flexibilidade de horários: A TCC online permite maior flexibilidade na marcação de sessões, facilitando o ajuste à rotina do paciente.
- Conveniência: Pacientes podem participar das sessões no conforto de suas próprias casas, economizando tempo e esforço em deslocamentos.
- Privacidade: A terapia online pode oferecer um nível adicional de privacidade, já que o paciente não precisa se deslocar a um consultório físico.
Por fim, para que a TCC online seja bem-sucedida, é importante garantir uma boa conexão de internet, um ambiente privado e tranquilo para as sessões e o uso de uma plataforma segura que garanta a confidencialidade das informações compartilhadas entre o paciente e o psicólogo.
Quando a Terapia Cognitivo Comportamental é recomendada?
De forma geral, a abordagem de terapia cognitivo comportamental é indicada para pacientes que apresentam transtornos psiquiátricos, problemas comportamentais e distorções perceptivas em relação à realidade.
Assim, ela pode ajudar nas mais diversas situações e possui diferentes campos de atuação, como ansiedade, depressão, estresse, autoestima baixa, entre outros.
Abaixo veremos mais a fundo algumas situações que podem ser tratadas com a TCC.
Depressão e Ansiedade
Uma pessoa que sofre de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, frequentemente apresenta pensamentos negativos, insônia, sentimento de inutilidade e culpa.
A visão distorcida da realidade também é comum nestes pacientes.
Chama-se de tríade cognitiva a situação em que o paciente apresenta uma visão distorcida de si, do mundo e do futuro.
Então, durante a terapia, o psicólogo se utiliza de diferentes técnicas que aos poucos vão confrontando essas ideias e mudando a visão do paciente.
Também pode ser necessário o acompanhamento psiquiátrico, caso haja necessidade de tomar medicação.
Transtorno Obsessivo Compulsivo
O que é a terapia cognitivo comportamental, afinal, e como ela influencia no tratamento de quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)? Será que a TCC pode ser usada para tratar o TOC?
São perguntas comuns para quem apresenta o quadro de TOC.
A resposta é sim, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem se mostrado a maneira mais efetiva de tratamento do distúrbio.
De acordo com estudo da Universidade Metodista de São Paulo, para tratar o TOC com a abordagem da terapia cognitiva comportamental, utiliza-se 4 métodos principais:
- avaliação do paciente;
- fase inicial;
- fase intermediária
- alta, prevenção de recaídas e terapia de manutenção.
Em alguns estudos citados na pesquisa da Metodista, foram verificados a remissão total dos sintomas de TOC.
Fobia Social
A fobia social caracteriza-se como um medo excessivo das interações com outras pessoas.
Isso afeta o paciente a ponto de causar graves crises de ansiedade e até depressão, a depender da intensidade do transtorno.
Entre os sintomas da fobia social, estão os de origem cognitiva, afetando a mente com pensamentos negativos e críticas autodepreciativas.
Dessa maneira, a TCC entra tratando o paciente aos poucos trabalhando a cognição em conjunto com as emoções e o comportamento.
A técnica cognitivo comportamental ajuda a compreender os gatilhos que geram ansiedade e ajuda a modificar esses padrões.
Principais técnicas utilizadas na Terapia
- psicoeducação – explicar o tratamento ao paciente;
- identificação e registro de pensamentos disfuncionais – o paciente anota sempre que tiver um pensamento disfuncional e como ele se sente em relação a isso;
- dessensibilização temática – o paciente é exposto aos seus medos de maneira segura e com orientação profissional;
- observador distante – tentar observar a sua própria situação com olhos de quem vê de fora;
- tomada de decisão a partir de uma lista para entender o que o paciente realmente quer;
- questionamento socrático – é como se fosse uma entrevista do psicólogo para o paciente com questões que o fazem pensar;
- role-play racional-emocional – é uma espécie de encenação em que o psicólogo e o paciente representam a parte emocional e racional da mente do paciente. É usada quando o paciente ainda está muito apegado às suas crenças disfuncionais.
Agora que você sabe o que é a terapia cognitivo comportamental, não hesite em pedir ajuda se você se identificou com os sintomas citados no texto.
Vantagens da Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental oferece várias vantagens que a tornam uma abordagem terapêutica popular e eficaz para tratar uma ampla gama de condições mentais e emocionais e, assim, oferecer benefícios a longo prazo, como:
Aprimora o autoconhecimento
A TCC aprimora o autoconhecimento ao ajudar os pacientes a identificarem e entenderem seus pensamentos automáticos negativos, emoções e comportamentos.
Além disso, essa terapia explora crenças subjacentes, promovendo uma compreensão mais profunda de si mesmo. A reestruturação cognitiva permite desafiar e reformular pensamentos disfuncionais, aumentando a percepção dos padrões de resposta emocional.
Auxilia no tratamento de problemas e distúrbios
Por meio de técnicas estruturadas, a TCC ajuda a tratar diversas condições, como depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), fobias, transtornos alimentares e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Essa terapia trabalha para desafiar e alterar pensamentos negativos e crenças prejudiciais, reduzindo sintomas e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Além disso, a TCC ensina habilidades práticas de enfrentamento e resolução de problemas, proporcionando ferramentas que os pacientes podem usar para gerenciar seus sintomas e lidar com situações desafiadoras de maneira mais eficaz.
Assim, com sua abordagem orientada para objetivos e baseada em evidências, a TCC oferece uma forma eficaz e adaptável de tratamento para diversos problemas e distúrbios mentais.
Ajuda na mudança de comportamento
Ao abordar tanto os pensamentos quanto as ações que afetam a vida do paciente, a Terapia Cognitivo Comportamental ajuda a modificar comportamentos disfuncionais por meio de várias estratégias, como exposição gradual e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento.
Ademais, a TCC também promove a prática regular de novos comportamentos fora das sessões de terapia, por meio de tarefas de casa e exercícios específicos, ajudando a reforçar as mudanças desejadas e a integrar novas práticas na vida cotidiana do paciente.
Conclusão
Em suma, é fundamental ter em mente que a Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem psicoterapêutica eficaz e amplamente reconhecida, que se concentra na identificação e modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Baseada em uma vasta gama de evidências, a TCC oferece ferramentas práticas para tratar uma variedade de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares.
Portanto, com uma base científica, ela promove mudanças significativas na saúde mental, melhora o autoconhecimento e facilita a gestão de diversos problemas emocionais e comportamentais, ajudando a gerenciar e superar desafios.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
21/nov. às 09:00hs -
Rubieli Ferreira
Consultas presenciais
Consultas por vídeoRubieli Ferreira é Bacharel em Psicologia pela Universidade do Contestado (Unc) Campus Mafra/SC. Atua como Psicóloga Clínica em consultório particular na modalidade presencial e também online.
Valor R$ 130
próximo horário:
21/nov. às 14:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Abordagens da psicologia: o que são e como funcionamAo buscar um psicólogo, considere as principais abordagens da psicologia e encontre o profissional que mais se enquadra com o seu estilo.
- Tipos de Terapia: conheça as diferentes abordagens e como escolher a melhor para o seu quadroExistem diversos tipos de terapia, com diferentes abordagens que podem funcionar de formas diferentes para cada paciente. Saiba mais no post!
- Psicólogo e Psiquiatra: quais as diferenças e quando procurar?Precisa de tratamento e está em dúvida se deve procurar um psicólogo ou psiquiatra? Conte com a ajuda da Psitto e tire suas dúvidas no post!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Conheça os 10 maiores mitos sobre a terapiaVocê tem pensado em fazer terapia, mas não tem uma opinião formada sobre isso? Ou conhece alguns conceitos vagos, os quais não sabe se são reais ou não? Muito [...]
- Abordagens da psicologia: o que são e como funcionamAntes de começar a fazer terapia, o ideal é encontrar o profissional mais adequado para você de acordo com a abordagem da psicologia que ele utiliza. Afinal, ela irá [...]
- Setembro amarelo: tudo sobre o mês de prevenção ao suicídioO setembro amarelo é uma campanha global de prevenção do suicídio. Durante todo o mês, são feitas atividades de conscientização por órgãos oficiais de saúde e são estimuladas conversas [...]
Autor: psicologo André Luiz Ferreira do Nascimento - CRP 08/35117Formação: O Psicólogo André Nascimento é graduado pela Universidade AEMS – Faculdades Integradas de Três Lagoas, no ano de 2017.