Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Regina Gomes Frossard - Psicólogo CRP 04/14190
Você sabe o que saúde mental é de fato? Muito se fala sobre este assunto na internet, na mídia e nas rodas de conversa. Mas você realmente sabe o que significa estar com a saúde mental em dia?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma definição universal para este termo. Isso porque esse conceito pode variar de acordo com a cultura devido às particularidades de cada uma.
Ainda assim, ele é discutido exaustivamente nos consultórios médicos e de psicólogos, então vale abordá-lo em profundida.
Para a psicologia, esse termo está diretamente relacionado ao modo como gerimos os nossos comportamentos, sentimentos e pensamentos. Esses três elementos influenciam as demais áreas de nossas vidas.
O que é saúde mental?
O termo saúde mental é relacionado ao modo como uma pessoa reage aos acontecimentos da vida, bem como à gestão de emoções e pensamentos.
Todos nós passamos por momentos bons, ruins, cansativos, recompensadores, maçantes, divertidos, entre outros.
A forma como reagimos a esses momentos é o fator determinante da condição do nosso estado mental.
Podemos optar por encará-los com maturidade emocional ou permitir que eles desestabilizem o nosso humor negativamente.
Seguindo essa lógica, é possível afirmar que estamos no controle dos cuidados com a saúde da nossa mente.
Quando a saúde mental “está em dia”, sentimos uma sensação de bem-estar generalizada. Não encontramos motivos para reclamar nem fazer lamentações.
Aproveitamos todo o nosso potencial para trabalhar e agir com autenticidade no dia a dia. Sabemos manejar conflitos e resolver problemas, mesmo que leve tempo para encontrar uma solução.
O nosso humor pode se modificar conforme com a situação, mas sabemos que temos capacidade de lutar contra os sentimentos negativos.
Já quando a nossa saúde mental não vai bem, temos dificuldade para fazer coisas simples. Encontramos problemas em nossos relacionamentos e obrigações diárias.
O mal-estar recorrente começa a afetar nossos pensamentos e sentimentos de modo desagradável. Assim, nos sentimos tristes, cansados, irritados, angustiados e indispostos.
É dessa forma que os distúrbios mentais aparecem. O desequilíbrio da saúde mental favorece a instalação da depressão, ansiedade e condições ligadas ao estresse.
Fatores que englobam a saúde mental
Praticamente todos os aspectos de nossas vidas podem influenciar a saúde mental negativamente – estresse, problemas, conflitos, imprevistos, carreira, tragédias, dificuldades financeiras, patologias, relacionamentos e muito mais.
Pensando nisso, faça uma breve análise da sua vida. Como andam as áreas mencionadas? Há algum ponto que você deseja mudar porque ele está lhe causando mal?
Não podemos nos esquecer, entretanto, que os fatores mencionados não atuam sozinhos. Como dito, a forma como reagimos a eles é muito importante para o nosso bem-estar psicológico.
Embora nem sempre tenhamos controle sobre eventos de vida negativos, temos autonomia para decidir reagir da melhor maneira possível para preservar a saúde da nossa mente.
Por exemplo, um emprego estressante eventualmente causa perturbações no estado emocional de um profissional.
Se ele não tomar uma atitude a respeito disso, pode desenvolver uma doença psicossomática ou ter um colapso nervoso.
Da mesma forma, temos a opção de cultivar uma imagem positiva ou negativa de nós mesmos. Pessoas com autoestima elevada encaram a vida com otimismo e determinação. Elas têm mais facilidade para lidar com frustrações, perdas e fracassos.
Já pessoas que não reconhecem o seu verdadeiro valor só enxergam o lado negativo da vida, levando tudo para o pessoal. Qualquer situação ruim, associada a elas ou não, é capaz de desestruturá-las.
Assim, podemos afirmar que dois pilares fundamentais da saúde mental são a autoestima elevada e a inteligência emocional.
Como saber se a minha saúde mental precisa de cuidados?
Um dos sinais de alerta de que há algo errado com a sua saúde mental é a insatisfação com a vida.
Você tem tudo: saúde, moradia, comida na mesa, relacionamento ou felicidade na vida de solteiro, amigos, trabalho e situação financeira confortável, mas encontra motivos para reclamar.
Os seus objetivos de vida foram alcançados ou estão prestes a ser, e você está infeliz por razões que não consegue explicar.
Os dias parecem ter perdido a cor, o desânimo não lhe deixa fazer as coisas que antes lhe eram prazerosas e pequenos desentendimentos são capazes de tirá-lo do sério.
Quando essa insatisfação avassaladora aparece, as pessoas não costumam saber o que fazer.
Elas tentam preencher as suas necessidades emocionais com posses materiais, relacionamentos, amigos de festa e alimentos, mas não encontram a tal felicidade. Isso acontece porque o problema está dentro delas.
A insatisfação também pode surgir quando você está passando por uma fase complicada e não aguenta mais lidar com o estresse oriundo dela. Neste caso, cortar a origem do sofrimento emocional pode ser o suficiente.
Para exemplificar, a pessoa com boa saúde mental tem as seguintes condutas:
- Define objetivos e metas consistentes para a sua vida;
- Erra e fracassa, mas tenta quantas vezes forem necessárias para conseguir o que quer;
- Se comunica bem com os outros, deixando as suas vontades e necessidades claras;
- Tem relacionamentos saudáveis e sabe distinguir quando uma relação está lhe causando mal;
- Pratica o autocuidado;
- Se coloca como prioridade em sua vida, pois reconhece o seu valor e acredita que merece a felicidade;
- Contribui positivamente para a comunidade, oferecendo o seu conhecimento, tempo ou habilidades; e
- Não se irrita facilmente com coisas pequenas.
Como cuidar da saúde mental?
Como é impossível fugir dos nossos compromissos, dos problemas e da socialização com outros indivíduos, devemos aprender a cuidar da nossa saúde mental em meio às obrigações do dia a dia.
Esse conhecimento torna a vivência das pessoas mais agradável e prazerosa uma vez que elas passam a conceder mais atenção para os aspectos positivos de suas vidas e aprendem a gerir as suas emoções e pensamentos.
Dependendo do seu modo de vida, pode ser necessário fazer várias mudanças para multiplicar as suas oportunidades de elevar o bem-estar.
E tudo bem. Faça uma avaliação completa dos seus hábitos, crenças, atitudes e reações às situações adversas para descobrir exatamente quais fatores precisam ser modificados.
Entre as coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental estão:
1. Fazer exercícios físicos
Os exercícios físicos incentivam a produção de hormônios positivos, responsáveis por regular o nosso humor e promover o bem-estar.
Eles devem ser praticados regularmente para que os seus benefícios tanto para a mente quanto para o corpo sejam aproveitados.
2. Alimentar-se bem
Uma alimentação balanceada é essencial para o bem-estar psicológico, sabia? O consumo excessivo de alimentos processados, frituras e carboidratos tem impacto negativo em nosso estado emocional.
Precisamos consumir a quantidade certa de nutrientes e vitaminas para fazer a manutenção da atividade cerebral e, consequentemente, do humor e da disposição.
3. Pensar positivo
Para cuidar da sua saúde mental, cuide de seus pensamentos. Você costuma ter bons pensamentos ou devaneios que lhe colocam para baixo?
Faça uma breve análise e, se não souber a resposta, passe a prestar atenção nos pensamentos que rondam a sua mente e como eles fazem você se sentir em seguida.
4. Ter bons relacionamentos
Você sabe escolher as suas amizades e parceiros? Uma forma de descobrir isso é analisando se as pessoas ao seu redor fazem com que você se sinta bem. Elas lhe apoiam? Elas lhe fazem rir? É gostoso passar tempo com elas?
5. Priorizar suas necessidades emocionais
Precisamos nos colocar como prioridades em nossas vidas. Se priorizar não significa se tornar uma pessoa egoísta, que não liga para os outros.
A pessoa que se prioriza sabe fazer escolhas que lhe beneficiem, administra bem as suas emoções e não desiste de seus objetivos por não acreditar ser bom o bastante.
6. Definir objetivos de vida
Quem tem objetivo, tem motivação ou, pelo menos, razões para encontrar buscar a motivação todos os dias. Você tem objetivos de vida? Eles não precisam ser extravagantes tampouco grandiosos.
Só precisam corresponder aos seus desejos (mesmo os que pareçam ser difíceis de realizar) e ser acessíveis. Ou seja, precisam ter um caminho viável para a sua realização.
7. Fazer terapia
Se você tentou de tudo e ainda sente que não está 100% confortável com a sua vida nem consigo mesmo, você pode procurar a terapia.
O acompanhamento psicológico orienta pacientes a encontrarem a solução para os seus problemas, adotar uma mentalidade mais saudável e substituir hábitos e comportamentos causadores de sofrimento.
Se você não sabe por onde começar, que tal fazê-lo por aqui? A Psitto tem um repertório amplo de psicólogos que atendem online. Para conhecer os profissionais da plataforma, clique aqui.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Juliana Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Juliana é graduada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Saúde Mental (IPEMIG) e Psicologia do Trânsito (UNIP). Possui também aperfeiçoamentos no HC-FM-USP- SP - em Terapias Cognitivas Comportamentais nos transtornos de ansiedade
Valor R$ 180
próximo horário:
21/nov. às 09:00hs -
Wander R. Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoO Psicólogo Wander Rodrigo da Silva é graduado em Psicologia pela Universidade Guarulhos e detentor de MBA em Gestão de Pessoas, também pela Universidade Guarulhos. Desde então, vem realizando cursos de especialização, sendo o primeiro deles em Psicanálise pela Setting – Estudos em Psicanálise.
Valor R$ 170
próximo horário:
21/nov. às 10:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Primeira consulta com um psicólogo: tudo o que você precisa saberVocê sabe o que saúde mental é de fato? Muito se fala sobre este assunto na internet, na mídia e nas rodas de conversa. Mas você realmente sabe o que [...]
- Quando procurar por um psicólogo?Você sabe quando é a hora certa para procurar um psicólogo? Confira os sinais mais comuns de que a ajuda profissional é necessária.
- Inteligência emocional: saiba como desenvolver agoraVocê sabe o que é inteligência emocional e como ela pode ser benéfica em nossas vidas? Descubra sua importância e como desenvolvê-la!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como aumentar a autoestima: conheça 11 dicas essenciaisVocê procura saber como aumentar a autoestima? Então está no blog certo. Muitas pessoas se perguntam [...]
- Como superar uma crise de forma saudável?Certamente superar uma crise não é fácil. Toda mudança estressa. Uma crise é uma mudança radical em que o estresse sentido é multiplicado. Dependendo da forma como as pessoas [...]
- Alzheimer: 5 formas simples e eficazes para prevenirCom o envelhecimento da população, a incidência do Alzheimer continua a aumentar, tornando-se uma preocupação global de saúde pública. Embora ainda não haja uma cura definitiva, a prevenção precoce [...]
Autor: psicologa Regina Gomes Frossard - CRP 04/14190Formação: A psicóloga Regina Gomes Frossard é formada em Psicologia e atualmente atua na área clínica com atendimento psicológico particular individual, de casais e terapias em grupo.