Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Lucilene Ferreira Guedes - Psicólogo CRP 06/116690
Você como identificar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH nas crianças? é uma condição consideravelmente comum entre as crianças. Assim, muitos pais acreditam ou recebem comentários de terceiros sobre a possibilidade do filho ser hiperativo em razão de seu comportamento ‘elétrico’.
Apesar da hiperatividade ser uma característica dominante nessa condição quando manifestada na infância, ela não é o único fator determinante, de acordo com psicólogos.
A criança hiperativa e com déficit de atenção apresenta condutas específicas que se repetem em casa, na escola, na casa de amiguinhos e parentes, entre outros contextos sociais.
É interessante que os pais saibam quais são essas condutas. Afinal, eles são quem costumam passar mais tempo com os filhos e podem identificar comportamentos diferentes quando, para outros, eles podem não ter significância.
Então, neste post, vamos conferir alguns dos sinais mais comuns de hiperatividade e deficit de atenção em crianças.
O que é TDAH?
Caracterizado pela desatenção, impulsividade e inquietação, o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, segundo o DSM V. Ele tem início na infância e grande parte dos sintomas é visível antes dos 12 anos.
Normalmente, essa condição é notada quando a criança começa a frequentar a escola. A convivência com outras crianças e os trabalhos escolares deixam certos sintomas evidentes para pais e educadores.
Eles se manifestam em diferentes graus, os quais são determinados pelo nível de prejuízo no funcionamento da criança.
Os casos considerados “leves”, por exemplo, são caracterizados por poucos sintomas que não prejudicam em demasia a vida social e escolar. Já os considerados “graves” consistem em múltiplos sintomas que interferem no funcionamento social, escolar e, futuramente, profissional.
Na adolescência, o TDAH pode ficar estável e deixar de ser um problema para o indivíduo. Porém, ele também pode se agravar com o tempo e prejudicar tanto a experiência do ensino médio e faculdade quanto a vida profissional.
O que causa o TDAH?
Embora não haja uma causa específica, existem vários fatores associados ao TDAH. Essa condição possui relação, por exemplo, com níveis menores de inibição comportamental, afetividade negativa (nervosismo, estresse, ansiedade, etc) e busca incessante por novidades.
Experiências de vida negativas na infância, como abuso, negligência, múltiplos lares adotivos, infecções e bullying, também podem ter envolvimento no aparecimento do deficit de atenção.
Essa condição é, ainda, mais frequente quando parentes biológicos de primeiro grau possuem o mesmo diagnóstico. Outras condições presentes no histórico de saúde da família, como epilepsia, deficiências visuais e auditivas, anormalidades metabólicas e transtornos do sono, também têm correlação.
A dinâmica familiar também possui um impacto significativo no TDAH. Embora não seja a responsável pela causa do deficit, comportamentos familiares podem influenciar seu curso, contribuindo para o agravamento ou diminuição dos sintomas.
Sinais de TDAH nas crianças
Você percebe que seu filho tem dificuldade para realizar a tarefa de casa e recebe constante feedback de professores sobre a falta de atenção dele nas aulas? Nota que, comparado às outras crianças, ele parece ter mais energia e uma disposição quase infindável?
Esses são somente alguns dos sintomas do TDAH. Como dito, é interessante que pais tenham conhecimento deles para que não confundam comportamentos típicos de crianças com um possível distúrbio psíquico.
Crianças têm muita energia, portanto, precisam brincar e praticar atividades físicas para gastá-la e estimular seu desenvolvimento cognitivo.
Algumas são naturalmente mais espoletas que outras, mas isso não significa que tenham uma condição ditando seu comportamento.
1. Desatenção
Crianças desatentas têm dificuldade para completar atividades escolares e manter a atenção em afazeres ou atividades lúdicas, como leitura ou desenho, por muito tempo. Elas não conseguem seguir instruções à risca e frequentemente se perdem durante a execução de uma tarefa por conta disso.
Os sintomas ligados à desatenção também são de caráter emocional. Crianças desatentas podem manifestar características de comportamento opositor, tais como rebeldia, provocação, agressividade, ressentimento e desobediência.
Para facilitar a compreensão, separamos perguntas essenciais para os pais fazerem quando acreditam que seus filhos podem ter deficit de atenção.
- Seu filho tem dificuldade para organizar tarefas e atividades?
- Seu filho evita se envolver em atividades cujo esforço é prolongado?
- Seu filho frequentemente perde brinquedos, eletrônicos, livros, roupas e materiais escolares?
- Seu filho é distraído por estímulos externos (barulho, brinquedos, conversas, dança, animais de estimação)?
- Seu filho é esquecido?
- Seu filho às vezes parece não escutar quando alguém fale com ele, principalmente quando está interessado em outra coisa?
- Seu filho comete erros por descuido?
- Seu filho quebra objetos com frequência?
- Seu filho tem problemas para administrar prazos e horários, chegando atrasado em compromissos?
- Seu filho termina um trabalho de forma inadequada após receber instruções?
Tenha ciência de que nem todos os sintomas podem estar presentes. Algumas crianças podem ir muito bem na escola, mas ter dificuldades em outras áreas de sua vida, como desorganização, perda de objetos e esquecimento.
2. Hiperatividade
A hiperatividade vai além de não conseguir ficar quieto por muito tempo ou de aparentemente ser mais enérgico que as demais crianças. Abaixo, veja um questionário semelhante ao visto anteriormente acerca dos sinais de TDAH relacionados à inquietação.
- Seu filho remexe ou batuca as mãos ou pés quando precisa esperar com frequência?
- Seu filho se levanta da cadeira em situações em que se espera que ele permaneça sentado, como na sala de aula, igreja, restaurantes, eventos de família e outros?
- Seu filho frequentemente sobe em locais muito altos ou corre em ambientes impróprios para brincadeiras, como se não tivesse noção do perigo?
- Seu filho tem dificuldade para se envolver em crianças de maneira calma?
- Seu filho afirma se sentir desconfortável quando fica quieto por muito tempo?
- Seu filho é ansioso?
- Seu filho tem dificuldade para esperar a sua vez em brincadeiras ou atividades escolares?
- Seu filho não consegue esperar instruções serem repassadas que já está fazendo perguntas?
- Seu filho tende a terminar a frase dos outros por se sentir incomodado com a demora para falar?
- Seu filho frequentemente interrompe ou se mete em conversas, jogos e atividades?
- Seu filho usa objetos alheios sem pedir permissão e só depois registra que deveria ter pedido?
- Seu filho tende a assumir o controle do que os outros estão fazendo?
O que fazer agora?
Se você identificou diversos comportamentos dos vistos anteriormente em seu filho, não se desespere! O segundo passo é marcar uma consulta com profissionais para confirmar o diagnóstico.
O tratamento do TDAH geralmente é feito em conjunto com a ingestão de medicamentos e terapia. Ao longo do atendimento psicoterapêutico, a criança desenvolve hábitos saudáveis e é capacitada a enfrentar situações difíceis. Assim, não sofrem tanto quando alcançam a adolescência e vida adulta.
É igualmente importante que pessoas com essa condição aprendam a controlar suas emoções uma vez que elas costumam ser intensas. Enquanto a psiquiatria auxilia no controle dos sintomas, a terapia atua nas atitudes, pensamentos e emoções, resultando em uma melhor qualidade de vida.
Da mesma forma, a presença dos pais ao longo do tratamento é indispensável. Eles são as figuras mais importantes na vida dos filhos, então devem se mostrar dispostos a apoiá-los.
Como ajudar o filho com TDAH em casa?
A primeira coisa a fazer é buscar conhecimento! Hoje em dia as palestras, livros, pesquisas e vídeos educativos sobre deficit de atenção e hiperatividade são abundantes.
Compreender como o distúrbio afeta o comportamento do seu filho vai ajudar você a melhorar a convivência com ele e não levar certas atitudes para o lado pessoal.
Outra forma de fornecer apoio à criança com TDAH é ajudá-la a seguir os ensinamentos práticos da terapia. O tratamento para essa condição envolve a execução de tarefas e implementação de estratégias de organização pessoal que podem ser de difícil compreensão no início.
Ajudar a criança a estabelecer uma rotina consistente também vai ajudá-la a se preparar para os eventos do dia com tranquilidade. Explique as tarefas de forma clara e direta para que ela seja capaz de entender o passo a passo.
Cobre que seu filho se esforce na escola e em hobbies em vez de exigir resultados. Dessa forma, ele se sentirá motivado e saberá que seus pais confiam em sua capacidade, mas não se sentirá pressionado.
Por fim, ouça o seu filho. Controle a sua impaciência diante de condutas que você considera inadequadas, como falta de atenção, rebeldia e reincidência de erros.
Escute as dificuldades, objetivos e sentimentos dele para auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho para si. E lembre-se: apenas um médico poderá dar o diagnóstico definitivo. Portanto, se você enxerga sinais de TDAH, procure um médico.
Leia também: “Ansiedade infantil: sintomas, causas, como lidar e tratar [Guia]“
Psicólogos para TDA e TDAH
Conheça os psicólogos que atendem casos de TDA e TDAH no formato de terapia online por videochamanda:
-
Elaine C. Dias
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Elaine Cristina Dias, é graduada pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). Possui especializações pela faculdade faceminas e pela faculdade faveni, desde da sua formação se dedica a fazer atendimentos online e presencias em seu consultório. Seu enfoque terapêutico...
Valor R$ 100
próximo horário:
25/nov. às 16:00hs -
Marcela Lima
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Marcela V. F. N. Lima é graduada na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - campus do Pantanal). Atualmente cursa o aperfeiçoamento em terapia e conselhamento para pais, tutores e professores em Applied Behavior Analysis - ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
Valor R$ 140
próximo horário:
28/nov. às 16:00hs
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Autor: psicologa Lucilene Ferreira Guedes - CRP 06/116690Formação: A psicóloga Lucilene Ferreira Guedes é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós graduada em Espiritualidade e Estudos da Consciência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui Aperfeiçoamento em Psicopatologia e Saúde Mental pelo CEPPS...