Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Lujan de Cássia Agostinho - Psicólogo CRP 06/85978
Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o poder de encerrar ciclos ruins em nossas vidas.
Deixar o rancor de lado e seguir em frente, mantendo ou não a relação com a pessoa, é sempre a melhor opção.
Neste artigo nós vamos falar sobre o poder de perdoar e como trabalhar essa habilidade na sua vida.
Você verá:
- Qual é a importância do perdão?
- O perdão tem a ver apenas com desculpar o próximo?
- Como perdoar?
- A importância de pedir perdão e libertar-se
- Quais os benefícios do perdão em nossas vidas?
- Como a terapia pode ajudar no processo do perdão?
Boa leitura!
Qual é a importância do perdão?
Sentimentos ruins acumulados podem causar problemas tanto físicos quanto mentais em quem os carrega. E é por isso que é muito necessário discutir sobre a importância que o perdão tem em nossas vidas.
Perdoar é muito importante porque nos livra da raiva, rancor, tristeza e outros sentimentos desagradáveis.
Ao realizar o ato de perdoar, tem-se uma oportunidade de se libertar das amarras que trazem peso negativo para nossas vidas. É um símbolo de inteligência emocional e, em muitos momentos, de amadurecimento pessoal.
Perdoar dá ao indivíduo a oportunidade de viver novas histórias, experiências e construir um processo de maior satisfação em sua vida.
O perdão tem a ver apenas com desculpar o próximo?
A verdade é que não. Perdoar não tem a ver apenas com as outras pessoas, mas também com você.
É comum termos a mania de nos prendermos às partes negativas de nossos atos e isso faz com que acumulemos culpa dentro de nós. Mas é preciso entender que somos todos falhos e estamos sempre sujeitos a errar.
Perdoar a si mesmo é o primeiro passo rumo a ser alguém melhor e mais feliz. É necessário deixar de se autoflagelar e trabalhar em um processo de autocura e perdão.
Se você não entende a importância do perdão a si mesmo, como poderá estender isso a outras pessoas?
Como perdoar?
Não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo que ensine a como perdoar. Esse é um processo muito individual. Cada ser humano tem suas peculiaridades e procedimentos internos que são trazidos para o exterior de forma diferente.
Mas é possível trabalhar alguns pontos que podem auxiliar nesse desenvolvimento. Vejam algumas dicas!
1. Invista na meditação
Segundo o Instituto Federal de Caxias do Sul, a meditação é uma prática que traz diversos benefícios. Entre eles, como o controle da ansiedade, autoconhecimento e melhora da autoestima, além do aumento das boas emoções.
Em outras palavras, a meditação apresenta valores e resultados positivos que podem ajudar na missão de entender a importância do perdão e como exercê-lo.
2. Ponha para fora as suas emoções
Entender e expressar os seus sentimentos de forma saudável é fundamental para a sua qualidade de vida como um todo. Afinal, o nosso corpo registra todas as nossas emoções. O que sentimos afeta diretamente nosso equilíbrio hormonal e o cérebro.
Aprender a não descontar a raiva em outras pessoas, nas coisas e em si mesmo vai melhorar a sua vida.
Além disso, não tenha medo ou vergonha de mostrar a tristeza e a vulnerabilidade. Como já dissemos, somos todos humanos e suscetíveis a erros e emoções.
Colocar para fora é o passo inicial para se desprender da mágoa e finalmente deixá-la ir.
A importância de pedir perdão e libertar-se
Precisamos ser sinceros, tão difícil quanto perdoar é pedir perdão. Essa etapa é muito complicada. Afinal, admitir a culpa, reconhecer os erros e buscar se redimir é um processo muito doloroso também.
Mas para se libertar desses sentimentos angustiantes, é fundamental refletir e buscar pedir perdão às pessoas que ofendeu e machucou.
Isso vai ajudar você a restabelecer a paz interior e, por assim dizer, se libertar da negatividade e dor que a situação trazia para você.
Quais os benefícios do perdão em nossas vidas?
Você já deve ter ouvido a frase “perdoar faz bem”, não é? E ela é verdadeira. O ato de perdoar traz vários benefícios para o corpo como:
- aumenta a expectativa de vida: Journal of Behavioral Medicine, publicou em 2011 estudo que indicava que pessoas que praticam o perdão uma vida maior quando comparadas a quem não perdoa e nem pede desculpas;
- melhora o sistema imunológico: como já dissemos, o organismo detecta todas as nossas emoções. Logo, guardar ressentimentos não faz bem para o corpo e para a mente;
- diminui o estresse: acumular mágoa tende a nos deixar nervosos e isso pode causar alterações no sistema cardiovascular, enquanto o perdão tende a fazer o contrário, liberando substâncias que acalmam e promovem o bem-estar.
Como a terapia pode ajudar no processo do perdão?
Ao discutirmos sobre a importância do perdão, também é preciso falar sobre o papel da terapia nele.
A terapia é um ambiente em que praticamos o autoconhecimento e trabalhamos traumas e amarras, sejam do presente ou do passado. É um processo de descoberta e cura constante.
Tudo isso colabora para que desenvolvamos a habilidade de perdoar aos outros e a nós mesmos pelos erros cometidos.
Assim como a terapia, perdoar também é um processo por vezes doloroso, mas extremamente necessário.
Conheça a Psitto e os benefícios da terapia para sua vida!
Conclusão
Perdoar é fundamental para atingir uma vida plena e repleta de bem-estar. Guardar dentro de si mesmo sentimentos negativos machuca e corrói, trazendo à tona a pior versão de nós mesmos.
Por isso, não fuja desse processo e, o mais importante, peça ajuda. Você não tem a obrigação de conhecer todos os caminhos, mas pode sempre buscar auxílio para trilhá-los da melhor forma possível.
Psicólogos para Relacionamentos
Conheça os psicólogos que atendem casos de Relacionamentos no formato de terapia online por videochamanda:
-
Fernanda Lorenção
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP
Valor R$ 285
próximo horário:
25/nov. às 14:00hs -
Carlos Cares
Consultas presenciais
Consultas por vídeoO psicólogo Carlos Cares é formado em Psicologia com especialização em Análise do Comportamento pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
Valor R$ 250
próximo horário:
26/nov. às 20:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Bem-estar emocional: conceitos e como mantê-loO termo bem-estar emocional é usado para se referir a somente um dos componentes do bem-estar: o emocional. É sobre o bem-estar relacionado às emoções que vamos abordar nesse artigo.
- O que é resiliência e qual a importância na sua vida?A resiliência é uma habilidade socioemocional importante a ser desenvolvida para enfrentar situações estressantes no seu dia a dia.
- Angústia: o que é, sintomas e como lidarVocê já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o poder de encerrar ciclos ruins em nossas vidas. Deixar o [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como superar o fim de um relacionamento? Dicas para dor do términoComo superar o fim de um relacionamento de maneira saudável é uma pergunta repetida com frequência nos consultórios de psicólogos. Saber como responder a questões do coração é uma [...]
- Como o TEPT afeta os relacionamentos?Sobreviventes de trauma diagnosticados com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) podem ter dificuldades para se relacionar com familiares, amigos e cônjuges. Por isso, os psicólogos concordam: o TEPT afeta [...]
- Relacionamento aberto: guia completo para compreender e manter uma relação não monogâmicaO relacionamento aberto tem ganhado cada vez mais adeptos. Afinal, essa é uma forma que muitos casais têm encontrado para não deixar que a relação caia na rotina. No [...]
Autor: psicologa Lujan de Cássia Agostinho - CRP 06/85978Formação: Lujan de Cássia Agostinho possui graduação e licenciatura em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Cognitivo-Comportamental (TCC) e MBA em Gerência de Recursos Humanos.
Gostei muito do artigo. realmente o perdão nos liberta.
Obrigada por compartilhar o seu comentário! 🙂 O perdão é realmente muito importante!
Preciso perdoar a traição que meu marido me fez mas não consigo, Isso esta acabando com a minha saúde mental.
Olá! Sugiro que assista ao vídeo “Como lidar com traição”, clicando aqui. Avalie também a possibilidade de iniciar um processo terapêutico para ressignificar tudo o que aconteceu e cuidar de sua saúde mental.
Bom demais o perdão nos livra de tudo amargura
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar gratuitamente a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!