Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Camila Maria Felipe Vega - Psicólogo CRP 04/40773
Você sabe o que fazer para reduzir o estresse em sua vida? O gerenciamento do estresse é fundamental para se ter uma vida longa e funcional.
O estresse ataca o sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a doenças, e debilita a saúde da mente. Para combatê-lo, é preciso adotar hábitos sadios e que objetivam o seu bem-estar emocional.
É possível fugir do estresse?
Não é possível escapar completamente de momentos estressantes por mais que nós queiramos. Mesmo quando um fator causador de estresse é erradicado da sua vida, novos fatores surgem com o tempo. Esta é uma condição imutável da existência humana.
O que podemos fazer de fato é aprender a administrar o estresse para diminuir os impactos causados por ele. Para fazermos isso, primeiro precisamos compreender o que está causando o estresse em nossa vida.
É o trabalho? É o relacionamento? É a família?
É preciso ficar claro, contudo, que a identificação da origem do estresse não tem como objetivo cortá-la da sua vida por completo. Até porque a causa costuma estar muito próxima de nós. Muitas vezes é um problema familiar ou a convivência com pessoas difíceis no ambiente de trabalho.
A partir do momento que você pontua uma origem para o estresse, sabe onde e como aplicar métodos eficazes para desestressar.
O acúmulo deste sentimento causa múltiplas doenças graves, as quais podem encurtar a vida das pessoas estressadas. Patologias cardíacas, gastrite nervosa, fibromialgia, condições psicológicas (depressão, ansiedade) e AVC são algumas das doenças psicossomáticas que podem acometer um indivíduo muito estressado.
Combatendo o estresse no dia a dia
Agora que você compreende a importância de não permitir o domínio do estresse, está na hora de aprender a lidar com ele. Cada pessoa tem uma fórmula mágica para desestressar. Enquanto algumas gostam de relaxar com técnicas próprias para o relaxamento, outras preferem fazer esportes radicais.
Pensando nisso, juntamos maneiras práticas de combater o estresse no dia a dia abaixo. Caso você não goste de uma, passe para a outra até encontrar a sua fórmula ideal para desestressar.
1. Tenha um hobby
Um hobby é uma atividade interessante que você faz por prazer e sem objetivos definidos. Pode ser pintar, fazer trabalhos manuais, fazer exercícios físicos, aprender teoria musical, aprender um idioma, cozinhar, entre outras.
A maior vantagem é que não há pressão para ser perfeito ou cumprir prazos! Desse jeito dá para aproveitar bem mais que um afazer doméstico ou uma demanda profissional, não é mesmo? Escolha uma atividade que você sempre quis fazer ou uma habilidade que sempre desejou desenvolver e mãos à obra!
2. Faça atividades em família
Os momentos de lazer ficam mais divertidos quando feitas em conjunto. Por isso, chame a sua família para jogar boliche, ir à piscina, acampar, fazer uma viagem de fim de semana, assistir um filme ou se divertir no quintal de casa.
O objetivo é proporcionar um momento voltado somente para a descontração com pessoas amadas.
3. Reserve 10 minutos diários para desestressar
O cotidiano da maioria das pessoas é corrido. Para tentar fugir do acúmulo de estresse do trabalho, da convivência familiar, das interações sociais e dos perrengues, você precisa fazer um compromisso consigo mesmo. Estabeleça entre 5 e 10 minutos diariamente para desestressar.
Cerca de 10 minutos é tempo suficiente para fazer exercícios de respiração profunda, contemplar a natureza, ler um trecho de um livro, assistir um vídeo motivacional e conversar com amigos usando aplicativos.
Para essa dica funcionar, você não deve pensar em nada durante esse período, somente em sua própria saúde mental.
4. Faça uma atividade física relaxante
Yoga, caminhada e pilates são atividades físicas consideradas relaxantes pela maioria das pessoas. Proporcionam cerca de 60 minutos de respiração profunda, alívio de tensão, mente vazia e controle emocional.
Quem gosta de fazer exercícios físicos mais intensos, contudo, pode não gostar de praticar atividades mais calmas.
5. Medite
A meditação possui benefícios semelhantes às atividades físicas relaxantes. Aproximadamente cinco minutos de contemplação introspectiva é o necessário para livrar a sua mente de pensamentos turbulentos.
Os benefícios da meditação na saúde são notados com a prática. Algumas dela são estado de espírito sereno, melhora na concentração e na memória, regulação da produção do cortisol (hormônio do estresse), redução de vícios e comportamentos nocivos, e controle de ansiedade.
6. Aproveite bem o fim de semana
Os dois dias do fim de semana são valiosos para todos os brasileiros, por isso, aproveite-os bem! Preencha o seu sábado e domingo com atividades produtivas, momentos de relaxamento, viagens de bate e volta, eventos distintos, encontros amorosos, prática do seu hobby e visitas aos parentes.
É claro que, se você sentir necessidade de passar o fim de semana todo descansando em casa, deve fazer isso! O importante é diversificar as suas experiências durante o seu tempo livre para sair do piloto automático.
7. Não pense em problemas 24 horas por dia
A insistência em pensar só no negativo deixa o corpo tenso e estimula a produção do cortisol, consequentemente aumentando o estresse. Então, deixe de pensar no que está dando errado em sua vida ou no que pode dar errado!
Modifique o foco dos seus pensamentos para acontecimentos positivos, sonhos e pessoas queridas.
8. Distraia-se com amigos
Converse com amigos através de aplicativos ou de ligações quando estiver impossibilitado de vê-los pessoalmente. Convide-os para fazer atividades bacanas e aprender coisas novas. Esse momento de união vai fortalecer o laço entre vocês, além de aliviar o estresse.
9. Faça atividades produtivas
Assistir TV é muito bom, mas é uma atividade sedentária. Para deixar o cérebro saudável e elevar a qualidade dos seus pensamentos, o ideal é fazer atividades produtivas, como ler um livro ou desenvolver uma habilidade.
10. Tenha um animal de estimação
Os animais de estimação são aliviadores comprovados de estresse! Ter o carinho de um animalzinho estimula emoções positivas. Eles alegram o ambiente, concedem um senso de propósito e são ótimos companheiros nos momentos de adversidade.
Além disso, ao conversarem ou fazerem carinho em um animal, as pessoas automaticamente se sentem mais calmas. Esse momento de interação com o pet proporciona uma quebra das obrigações e dos devaneios negativos.
11. Faça voluntariado
Fazer voluntariado, seja presencialmente ou online, não alivia somente o estresse. O voluntariado é um ato de amor que visa enriquecer a vida de outras pessoas.
Durante o seu tempo vago, você tem a oportunidade de alegrar o dia de alguém e ter experiências de vida inéditas. Ao mesmo tempo, a sua autoestima aumenta ao ver o resultado de suas contribuições na vida de outros indivíduos.
12. Organize as tarefas da semana
Para acabar com os pensamentos acelerados e o medo de deixar algo passar, planeje as tarefas da sua semana com antecedência. Deixe espaço para imprevistos porque é provável que eles apareçam.
Você pode usar um planner, uma agenda, um aplicativo ou uma planilha para listar os seus afazeres. Não esqueça de se recompensar a cada nova conclusão, mesmo que seja com um pedaço de chocolate ou palavras de incentivo!
13. Massageie a cabeça
Fazer massagem na cabeça alivia a tensão acumulada nas têmporas e no maxilar. Para muitas pessoas, essas regiões são motivo de desconforto e dor. Além disso, a massagem na cabeça relaxa e pode chegar a dar sono, sendo uma boa prática para ser adotada à noite.
14. Fuja de estímulos das telinhas
Passe um tempo desconectado do celular, das redes sociais, do computador e da televisão. Os estímulos constantes proporcionados por esses aparelhos eletrônicos e plataformas digitais ocasionam exaustão mental. Como a maioria dos indivíduos não sabe disso, não compreendem por que ficam com a “cabeça cheia” repentinamente. O vício em telinhas é o responsável por esse mal-estar.
Todos nós precisamos de momentos de introspecção, mesmo que sejam curtos. Quando estamos sozinhos, conseguimos refletir sobre a direção que a nossa vida está tomando e tomar decisões para melhorá-la.
15. Faça terapia
A terapia é uma alternativa eficiente para aliviar o estresse. O acompanhamento psicológico ajuda as pessoas a compreenderem o seu jeito de ser. Assim, conseguem definir os melhores hábitos, hobbies e condutas para si mesmas.
Na terapia, também é possível expressar sentimentos sem inibição. O psicólogo não julga. Pelo contrário, este profissional orienta os pacientes a enxergarem as situações por outras perspectivas. Assim, conseguem modificar a qualidade de suas emoções.
A terapia ajuda, ainda, a melhorar o relacionamento com os fatores estressores presentes em seu cotidiano. Deste modo, sua qualidade de vida se eleva consideravelmente.
Psicólogos para Estresse
Conheça os psicólogos que atendem casos de Estresse no formato de terapia online por videochamanda:
-
Liliam Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoLiliam Silva é psicóloga há mais de duas décadas com Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. É especialista em Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição.
Valor R$ 230
próximo horário:
21/nov. às 12:00hs -
Eliane Padilha
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Eliane é formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, e possui especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva. Também possui formação em Orientação Profissional e de Carreira.
Valor R$ 120
próximo horário:
03/dez. às 19:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Como combater a falta de perspectiva de vidaVocê sabe o que fazer para reduzir o estresse em sua vida? O gerenciamento do estresse é fundamental para se ter uma vida longa e funcional. O estresse ataca o [...]
- Inteligência emocional: saiba como desenvolver agoraVocê sabe o que é inteligência emocional e como ela pode ser benéfica em nossas vidas? Descubra sua importância e como desenvolvê-la!
- Como controlar o ciúme? Veja como lidar com sentimentos intensosO ciúme é um sentimento comum, mas nem sempre natural. Veja como controlar o ciúme e lidar com isso sem afetar o seu relacionamento.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Desestressar: 7 maneiras para diminuir o estresseVocê sabe o que fazer para desestressar? Gerenciar o estresse no dia a dia é uma habilidade essencial para viver com saúde e qualidade. Muitos brasileiros sofrem com o [...]
- Você sabe qual é a importância de manter uma rotina?Os seres humanos precisam manter uma rotina consistente, por mais que seja difícil fazer a manutenção diária dos hábitos. A ideia de fazer a mesma coisa todos os dias, [...]
- 8 sinais de que você precisa mudar sua vida agoraExiste uma tendência a resistir mudanças. Modificar repentinamente o modo de vida, o ambiente onde se vive, os hábitos cultivados há anos e os relacionamentos tende a causar ansiedade [...]
Autor: psicologa Camila Maria Felipe Vega - CRP 04/40773Formação: A psicóloga Camila Vega é Mestre em psicologia pela PUC Minas. É Pós-Graduada em Terapias Cognitivo Comportamentais (PUC RS), em Neuropsicologia (Instituto Israelita Albert Einstein-SP), bem como em Psicopedagogia (Centro Universitario Unibh).
Gostei mueda matéria, me ajudou a rever alguns conceitos vou praticar
Olá, Celia! Tudo bem?
Obrigada pelo seu comentário! Fico muito contente que o conteúdo tenha te ajudado!
Abraços,
Psicóloga Thaiana
As matérias e vídeos apresentados são de altíssima qualidade de informações para o nosso bem estar. Gosto muito dos conteúdos das matérias. Parabéns e obrigado pelas informações.
Obrigada pelo feedback! 🙂
Bom dia, gostei das matérias tenho lido constantemente. Tenho transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, fui procurar ajuda na terapia porque tenho medo excessivo de tomar remédios. Já fiz 20 sessões falamos como foi minha semana, mas não tive progressos ainda com. Esse medo. Mas posso dizer que consigo controlar mais as crises e não precisei mais ir ao hospital. A terapia tem me ajudado muito, mas ainda assim vou utilizar algumas dicas que achei interessante nos seus artigos para complementar. Obrigada!
Obrigada pelo seu feedback! Continue o seu processo terapêutico e converse abertamente com o seu psicólogo sobre a maneira como você tem enxergado o seu processo e o que você espera dele.