Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Daiane Almeida dos Santos - Psicólogo CRP 05/62567
Certamente superar uma crise não é fácil.
Toda mudança estressa. Uma crise é uma mudança radical em que o estresse sentido é multiplicado.
Dependendo da forma como as pessoas lidam com essa adversidade, podem até mesmo desenvolver uma depressão ou desestabilizar os seus relacionamentos.
O problema é que poucos são ensinados a lidar com situações muito diferentes de sua realidade.
Geralmente, aprendemos a resolver outros tipos de impasse, como encontrar solução para uma desavença com outra pessoa ou como agir quando somos enganados, ou até lidar com uma frustração na escola/trabalho.
É normal não saber como reagir ao se deparar com problemas maiores. A novidade da situação bem como a falta de experiência em lidar com o impasse pode ser desgastante.
Tipos de crises
Em algum momento da vida, todo mundo passa por uma situação de adversidade.
Algumas delas são tão intensas que se transformam em crises e podem perdurar por meses ou anos. A forma como passamos por elas depende da nossa resiliência, ou seja, da capacidade de superar dificuldades.
Existem três formas de crises humanas.
Crises situacionais
Envolvem a ocorrência repentina de eventos capazes de perturbar a saúde mental. Estão ligadas a fatores externos, incapazes de serem controlados por nós, tais como:
- Desemprego;
- Dificuldades financeiras;
- Diagnóstico de uma patologia grave;
- Desastre natural;
- Acidente de qualquer natureza;
- Término de relacionamento;
- Pandemia;
- Divórcio; e
- Sofrer um assalto ou formas de violência.
Crises existenciais
Originada de conflitos internos, a crise existencial é um fenômeno relativamente comum. Esses conflitos podem estar ligados aos planos para o futuro, objetivos profissionais, dúvidas sobre a sexualidade ou personalidade, propósito de vida, entre outros.
Superar uma crise existencial sozinho não é simples, pois envolve o enfrentamento de questões emocionais e psicológicas. Esse processo é demorado e sujeito a instabilidade. Enquanto alguns dias são repletos de momentos de superação outros são monótonos.
Psicólogos recomendam buscar a psicoterapia para trabalhar o autoconhecimento e evitar comportamentos autodestrutivos, desenvolvidos para aliviar a ansiedade e o mal-estar causado pela crise existencial.
Crises de desenvolvimento
São resultados da passagem por eventos naturais da existência humana. O casamento, o primeiro emprego, a graduação, o recebimento de uma promoção, entre outras experiências, podem despertar ansiedade e incerteza.
Como são situações inéditas e ainda não se possui conhecimento para enfrentá-las, podem causar a paralisação diante do desconhecido.
Algumas pessoas superam essas crises com naturalidade enquanto outras apresentam dificuldades. Sentir-se inseguro perante o que ainda não foi vivenciado é uma reação normal dos seres humanos.
Efeitos das crises na saúde mental
O estresse e a ansiedade costumam ser os efeitos mais notórios das crises humanas.
Como a tendência é se preocupar excessivamente e não relaxar, a produção de cortisol, hormônio do estresse, é demasiada. Logo, é comum ficar estressado durante praticamente todo o período da crise.
A ansiedade também resulta da preocupação excessiva. “Quando isso vai acabar?”, “O que posso fazer para mudar?” e “Como minha vida será afetada?” são questionamentos que despertam apreensão. A sua frequência fortalece a ansiedade e pode dar origem a outras patologias, como a síndrome do pânico.
Alimentada pelo pessimismo e a sensação de impotência, a depressão é outra condição que pode debilitar a saúde mental.
Assim, é importante, mesmo antes do aparecimento repentino de uma crise, desenvolver e trabalhar a resiliência. Essa capacidade pode ser adquirida através do otimismo, pensamento positivo, enfrentamento de problemas e pensamento racional.
O apoio de amigos e familiares, ou quaisquer pessoas queridas a sua volta, é igualmente necessário para superar uma crise.
Formas saudáveis de lidar com crises
Embora as crises sejam exaustivas e indesejáveis, podem se transformar em preciosos aprendizados.
As pessoas tendem a descobrir os seus pontos positivos e o quanto são emocionalmente fortes em circunstâncias adversas. Passar por uma crise também pode impulsionar o crescimento e o desenvolvimento pessoal.
A sua capacidade de reter lições em decorrência de uma vivência ruim, contudo, depende da perspectiva com a qual você a encara.
O foco não deve permanecer somente nos aspectos negativos. Essa forma de pensar aumenta a ansiedade e a tristeza, capturando-o em uma bolha de comodismo.
Em um cenário ideal, a atenção seria voltada somente para os fatores positivos e as oportunidades. Em vez de se perguntar “Quando isso vai chegar ao fim?”, os questionamentos seriam mais produtivos, tais como “O que posso fazer para cuidar de mim nesse momento?” ou “Como posso ajudar a situação?”.
Como falar é fácil, mas agir tende a não ser, confira algumas dicas para ajudá-lo a superar uma crise sem estresse.
Antes de seguir adiante, é preciso entender que se tratam de estratégias para elevar a compreensão da situação no dia a dia. Não são soluções mágicas. Ou seja, você deve praticá-las diariamente e os resultados serão vistos com o passar do tempo.
Concentre-se no que é realmente importante
Por “realmente importante” quero dizer os fatores positivos. Eles podem ser poucos, mas certamente existem.
Você pode escolher se lembrar de como a crise o afetou negativamente ou como as suas amizades estiveram do seu lado. A segunda opção costuma ser mais significativa. Por isso, lute contra os pensamentos negativos, substituindo as queixas por agradecimentos e risadas.
Por exemplo, em um divórcio, você pode agradecer por ter passado momentos especiais ao lado de uma pessoa que gostava muito. Agora, você tem a oportunidade de recomeçar outra história de amor ou adicionar experiências únicas no próximo capítulo de sua vida.
Fazer essa mudança de perspectiva pode levar tempo já que não estamos acostumados a pensar dessa maneira. Não podemos nos esquecer das pessoas amadas e das nossas vivências boas mesmo no período da crise.
Procure apoio
Conversar com amigos e familiares pode ajudar a superar uma crise. Grupos de apoio que se reúnem pessoalmente ou virtualmente também são opções.
Costuma-se dizer que os verdadeiros amigos são identificados nos momentos de dificuldade. Na prática, essa afirmação pode ser verdadeira. Apesar de ninguém ser obrigado a ajudá-lo, algumas pessoas se esforçam para fazê-lo se sentir melhor. Elas devem ser valorizadas.
Faça exercícios de relaxamento
O nosso cérebro tende a focar exageradamente ou unicamente no negativo. Para aliviar a tensão, você pode fazer exercícios que promovam o relaxamento. Esse momento voltado à interiorização é um alívio muito bem-vindo à mente perturbada por pensamentos e emoções.
Meditação, leitura, conversa, caminhada, escrita ou exercícios específicos de relaxamento, disponíveis na internet, aumentam o bem-estar e proporcionam um intervalo das preocupações.
Compreenda os seus sentimentos
A negação ou a fuga da realidade são condutas que dificultam superar uma crise. Elas criam um refúgio emocional que, na verdade, não existe.
Quando você nega a magnitude de um acontecimento, você se sente menos ansioso e recupera um pouco da sensação de controle sobre a situação. Porém, ele não passa de uma ilusão.
Entender os próprios sentimentos combate a necessidade de fugir e ajuda a recuperar o bem-estar. É possível alcançar esse esclarecimento através de questionamentos sobre como você se sente e como modificar sentimentos ruins. Ao contrário do que se costuma pensar, a aceitação torna a realidade menos assustadora.
Reflita sobre a situação
Diferente da compreensão dos sentimentos, essa reflexão permite que você identifique as lições escondidas na crise. Quais são os aprendizados úteis para o seu futuro? Desse acontecimento, o que você pode interiorizar?
Por exemplo, a pandemia de COVID-19 pode levar a reflexões sobre como as pessoas têm tratado umas as outras e o meio ambiente. A partir delas, mudanças significativas podem ser feitas para melhorar a vida de milhares de pessoas.
Além disso, a higienização das mãos e dos produtos trazidos para dentro de casa são hábitos que podem permanecer após a pandemia por serem positivos. Mesmo em meio a uma crise mundial, é possível aprender valiosas lições.
Procure ajuda profissional
Pessoas que passam por situações altamente estressantes podem sofrer com pesadelos recorrentes, não conseguir seguir com suas vidas ou ser incomodadas por pensamentos e emoções intrusivas. Essas são reações comuns e até mesmo esperadas de quem está com o psicológico abalado.
A terapia pode ajudar a superar uma crise com maior estabilidade emocional e tranquilidade. Se você sente necessidade de conversar com alguém ou receber orientação sobre como agir durante ou depois de uma crise, não hesite em procurar ajuda profissional.
Além de compartilhar conselhos e conhecimentos sobre a gestão de emoções, o psicólogo pode se tornar uma fonte de apoio poderosa. Diferente de entes queridos, o profissional não fará julgamentos ou gratificará comportamentos nocivos.
Psicólogos para Desenvolvimento Pessoal
Conheça os psicólogos que atendem casos de Desenvolvimento Pessoal no formato de terapia online por videochamanda:
-
Fernanda Lorenção
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP
Valor R$ 285
próximo horário:
21/nov. às 09:00hs -
Liliam Silva
Consultas presenciais
Consultas por vídeoLiliam Silva é psicóloga há mais de duas décadas com Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. É especialista em Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição.
Valor R$ 230
próximo horário:
21/nov. às 12:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Trabalho e CarreiraCertamente superar uma crise não é fácil. Toda mudança estressa. Uma crise é uma mudança radical em que o estresse sentido é multiplicado. Dependendo da forma como as pessoas lidam [...]
- Relacionamento Conjugal: como resolver os problemas?O relacionamento conjugal nem sempre é fácil, por isso, saber como melhorar e resolver os problemas é essencial. Acesse para saber mais!
- Sintomas de Estresse: saiba como aliviar os sinaisOs sintomas de estresse são diversos e, viver com isso, pode causar diversos problema à saúde física e mental. Saiba agora como aliviar tais sinais!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Dependência emocional: sintomas e como buscar tratamentoSe você acredita ter dependência emocional, há como curar o excesso de apego. Essa dependência pode surgir em qualquer tipo de relacionamento, embora esteja mais presente nas relações amorosas. [...]
- Controle: como gerenciar a necessidade de controlar tudo?É mesmo possível controlar todos os detalhes da nossa vida? A resposta é simples: improvável. Muitas das coisas que acontecem conosco estão além do nosso alcance ou desejo. O [...]
- Você sabe qual é a importância de manter uma rotina?Os seres humanos precisam manter uma rotina consistente, por mais que seja difícil fazer a manutenção diária dos hábitos. A ideia de fazer a mesma coisa todos os dias, [...]
Autor: psicologa Daiane Almeida dos Santos - CRP 05/62567Formação: A Psicóloga Daiane A. dos Santos é graduada em psicologia pela Estácio; Atualmente está cursando pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental pela Unyleya.
amei, estou passando por essas situações e com sintomas físicos!
Olá, Swellen!
Primeiramente, obrigada por compartilhar conosco o seu comentário.
Espero que você esteja lidando bem, embora esteja vivenciando uma situação delicada. Reflita também na possibilidade de bater um papo com um psicólogo para compreender melhor coisas que talvez estejam mais difíceis.
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Olá pessoal, eu estou apaixonado com o material de vocês, não sou letrado e não tenho muita instrução, mas estou entendendo tudo que estou lendo, quando me sento diante do computador e abro o E-mail e começo a ler os Newsletter e a ouvir os vídeos, está se tornando para mim uma terapia. Vocês são geniais, estou orando a Deus por todos vocês, obrigado de coração.
Olá!
Obrigada pelo seu comentário. Fico contente que você esteja gostando do conteúdo. Seja bem-vindo!
Abraços,
Psicóloga Thaiana