Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Geraldine Medeiros Ferreira - Psicólogo CRP 04/12240
Você sabe o que é bloqueio emocional? Identificar essas barreiras pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas.
No entanto, embora seja muito difícil, a melhor escolha é sempre buscar entender os porquês por trás das barreiras e emocionais e montar planos para superá-las.
Neste artigo, nós vamos auxiliar você nesse processo de identificação. Continue a leitura!
O que é bloqueio emocional?
Para entender o que é bloqueio emocional, imagine que você está em um campo de batalha, recebendo ataques seguidos das forças inimigas, o que te leva a sofrer vários ferimentos.
Então, no meio de toda aquela confusão, você encontra um escudo que impede que os ataques atinjam você. O bloqueio emocional age mais ou menos assim.
Ele é uma defesa do nosso inconsciente que age para evitar o sofrimento. Entretanto, embora passemos a vivenciar as experiências ruins de forma menos direta, não significa que deixam de nos machucar ou causar incômodo.
Lidar com a parte ruim das coisas é difícil. Especialmente quando estamos vivenciando aquilo pela primeira vez e não contamos com uma estrutura emocional sólida e compreensão total do que está acontecendo.
Nessas situações é que as barreiras emocionais surgem, nos dando a falsa impressão de que estamos lidando bem, quando na verdade estamos fugindo dos problemas.
O grande x da questão é que os bloqueios emocionais são encarados pelo corpo como organismos estranhos, podendo evoluir para doenças físicas. Afinal, se a mente sofre, o corpo também padece.
Sintomas do bloqueio emocional
Podemos notar alguns sinais de que estamos sofrendo com bloqueios emocionais:
- Evitar a todo custo pessoas ou situações que exijam traquejo social;
- Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas;
- Falta de interesse;
- Sentir emoções negativas constantemente;
- Constante dificuldade para tomar decisões.
O que pode causar o bloqueio emocional?
Existem diversas razões por trás da criação de bloqueios emocionais. Obviamente, cada pessoa apresenta gatilhos diferentes que desencadeiam o problema. Mas em linhas gerais existem motivos recorrentes. Veja alguns exemplos:
Problemas de autoestima
A autoestima está diretamente ligada à segurança pessoal. Complexos, inseguranças e comparações são desencadeadores de problemas de autoestima que, consequentemente, podem influir negativamente na formação de barreiras.
Vivências anteriores
Alguns eventos são tão traumáticos que, inconscientemente, lutamos com todas as forças para evitar passar por situações parecidas novamente.
Medo da rejeição
O medo de ser rejeitado pode fazer com que sequer nos demos a possibilidade de viver uma nova experiência. Dessa forma, bloqueamos as emoções para evitar um possível sofrimento.
Quais as consequências do bloqueio emocional na vida de alguém?
Imagine a seguinte situação: você está cansado do seu atual trabalho, não se enquadra mais na rotina organizacional da empresa, não consegue se entender com os líderes e recebeu uma boa proposta para sair do local em que está.
No entanto, mesmo querendo muito, existe alguma coisa que prende você ao seu trabalho atual. É assim que o bloqueio emocional age em nossas vidas. Ele nos torna reféns dos nossos próprios medos.
No caso do exemplo, o bloqueio emocional impede de se desprender da rotina tóxica porque no fundo existe o medo de não dar certo profissionalmente em outra empresa. É como se você se prendesse a uma tábua de segurança.
Em outras palavras, o bloqueio emocional impõe sobre as pessoas crenças limitantes.
Como dissemos quando mencionamos o que é bloqueio emocional, as suas causas em geral estão ligadas a acontecimentos traumáticos de algum momento chave da vida.
A criança que passou por dificuldades na hora de apresentar um trabalho de aula, possivelmente será um adulto com medo de falar em público.
Ou seja, o problema traz várias consequências negativas, atrapalhando relacionamentos e, até mesmo, o crescimento profissional.
Sintomas físicos
Em muitos casos o bloqueio emocional pode causar sintomas físicos, já que o natural para o corpo humano é sentir e quando isso não acontece ele se expressa de outras formas, como:
- dores musculares;
- insônia;
- falta ou excesso de apetite;
- mãos suadas;
- taquicardia.
Como lidar com o bloqueio emocional?
Para lidar com o que é bloqueio emocional, o primeiro passo é admitir a sua existência! Compreender que existe um problema é fundamental para seguir em frente.
Não ignorar as feridas que adquirimos ao longo da vida é fundamental para trabalhar os problemas de ordem emocional.
Veja algumas atitudes que podem ajudar a desconstruir o bloqueio:
Não terceirize a responsabilidade
A responsabilidade é sua! É claro que é sempre importante contar com uma rede de apoio, mas o protagonismo da sua vida é seu. Assuma a responsabilidade por seus momentos de raiva, tristeza e felicidade.
Permita-se sentir as emoções
Se permitir receber e expressar emoções é verdadeiramente libertador, embora alguns padrões culturais nos digam o contrário.
Quando você sente, fica mais fácil entender quais são as causas das emoções e quais as melhores maneiras de lidar com elas.
Se dedique a sua recuperação
Invista em ficar bem, leve o tempo que levar. Buscar as mudanças pode ser doloroso no princípio, mas é um processo necessário e que vai trazer muitos frutos positivos.
Como o apoio psicológico pode ajudar
Lembre-se: nada substitui o acompanhamento de um profissional capacitado. O psicólogo é a pessoa mais indicada para auxiliar você na fase de recuperação, guindo pelas boas práticas da psicologia.
Ele vai trabalhar as suas expressões emocionais a fim de desbloqueá-las de forma que não cause sofrimento mental ou físico.
Com a terapia você aprenderá a lidar com as suas emoções ao invés de simplesmente bloqueá-las.
Conheça os profissionais da Psitto e agende sua consulta online!
Conclusão
Como você viu, todas narrativas sobre o que é bloqueio alertam para todos os prejuízos que ele pode trazer para a vida de quem sofre com o problema. Afinal, várias esferas ficam comprometidas.
Relacionamentos amorosos e familiares, carreira profissional, tudo pode ser abalado quando construímos muros em volta dos nossos sentimentos.
Por isso, não deixe de procurar ajuda profissional. Assim você conseguirá entender a fundo o que é o problema e também os melhores caminhos para tratá-lo de uma vez por todas.
Psicólogos para Dependência emocional
Conheça os psicólogos que atendem casos de Dependência emocional no formato de terapia online por videochamanda:
-
Aline Martins
Consultas presenciais
Consultas por vídeoPsicóloga formada há 16 anos, formada pela Universidade Estadual de Londrina. Com residência em Saúde da família e atualmente faz especialização em Transtornos de ansiedade e síndrome do pânico.
Valor R$ 160
próximo horário:
03/dez. às 18:00hs -
Thalita Ferreira
Consultas presenciais
Consultas por vídeoThalita Ferreira é formada em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2021, com ênfase em psicologia clínica. Atualmente realiza atendimento psicoterapêutico de adultos na abordagem da Análise do Comportamento. A profissional já participou de grupos de estudos, para psicólogos...
Valor R$ 90
próximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- 8 sinais de que você precisa mudar sua vida agoraFazer mudanças é indispensável para se encontrar a alegria no dia a dia. Tanto o corpo quanto a mente compreendem essa importância e mandam sinais.
- Como voltar a confiar depois da decepção?Para voltar a confiar após uma decepção, você precisa deixar as suas feridas se curarem e cuidar das suas emoções. Aprenda a fazer isso com esse post!
- Estagnado na vida? Siga esses passos e mude agoraVocê sabe o que é bloqueio emocional? Identificar essas barreiras pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas. No entanto, embora seja muito difícil, a melhor escolha é sempre buscar [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como controlar o ciúme? Veja como lidar com sentimentos intensosO ciúme excessivo é um veneno para os relacionamentos. Ele torna o convívio com o parceiro cansativo e favorece o término precoce da relação. Entender como controlar o ciúme [...]
- Preocupação excessiva: o que é e como lidarVocê se preocupa demais? O excesso de preocupação gera desconforto e ansiedade, estimulando pensamentos improdutivos. As pessoas parecem estar sempre preocupadas. As suas apreensões vão desde questões grandes, como [...]
- Desequilíbrio Emocional: o que é, sintomas e quando se preocuparCom uma rotina cada vez mais estressante, às vezes é complicado lidar com os diversos aspectos do nosso relacionamento com família, amigos, cônjuges, colegas de trabalho e outros. Se [...]
Autor: psicologa Geraldine Medeiros Ferreira - CRP 04/12240Formação: A psicóloga Geraldine Medeiros Ferreira é graduada em Psicologia pela FUMEC, com pós-graduação e especialização em Psicanálise pela Universidade Federal de MG.
Gostei muito do eu li me encaixo direitinho em todo o contexto é preciso de ajuda urgente pois reconheço que tenho um bloquei emocional enorme
Sugiro que assista ao meu vídeo sobre “As principais Dores Emocionais e como lidar com elas”: https://youtu.be/Ipr3vUH0n6M, para entender mais sobre esse assunto.
Gostei bastante do artigo… Penso que os sentimentos que estou vivenciando atualmente…, se ilustram nos quadros e comentários descritos… Agradeço muito pela oportunidade da leitura… ✍️?
Olá, Frederico! Obrigada pelo seu feedback! Você também pode assinar a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!
Me descrevestes todinha !! Adorei o conteúdo.
Olá, Maria! Obrigada pelo seu comentário. Fico contente em saber que gostou do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!
Ótimo artigo. Eu sofro de bloqueios mentais e isso me causa ansiedade e insegurança. Hj tenho buscado apoio psicológico, pois ñ consigo superar sozinha. Mas, o artigo me norteou mto bem.
Olá, Aline! Obrigada pelo seu feedback! Fico contente em saber que o artigo foi útil para você. Se tiver interesse, você também pode assinar a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psitto.com.br/newsletter. Espero que você goste!
Excelente artigo, objetivo e bem explicado
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar gratuitamente a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!
Descobri esse site hoje e já li dois artigos, estou amando! Sou estudante de psicologia, mas, como todo ser humano, também tenho minhas questões e esse site me ajudou bastante! Grata!
Olá! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.