Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Geraldine Medeiros Ferreira - Psicólogo CRP 04/12240
A figura do sociopata é exaustivamente explorada na mídia, fazendo com que as pessoas tenham impressões um tanto equivocadas sobre a sociopata. Ela é associada aos indivíduos violentos e manipuladores, além de assassinos em série.
Embora desperte medo e preocupação, a figura do sociopata também causa muita curiosidade. Como é possível alguém ser incapaz de sentir emoções? Deste modo, muitas pessoas decidem entender mais sobre a sociopata e a psicopatia por conta própria. Porém, essa condição não se resume somente à falta de empatia e agressividade.
O que é sociopata?
O termo “sociopata” é a forma popular de descrever um indivíduo com transtorno de personalidade antissocial. Segundo o DSM V, essa condição é caracterizada por um padrão generalizado de descaso com as consequências e os diretos de terceiros.
Os primeiros indícios costumam surgir na pré-adolescência, entre os 10 e 12 anos. Em alguns casos, eles são identificados ainda na infância.
Qual a diferença entre sociopata e psicopata?
A expressão “psicopata” é popularmente utilizada para rotular indivíduos cujos comportamentos são mais graves que os dos sociopatas. Mas, na verdade, ambas os termos estão associados ao mesmo transtorno de personalidade.
A diferença está realmente na intensidade dos sintomas. O psicopata é a pessoa com transtorno de personalidade antissocial com condutas mais hostis, frias e calculistas.
O que causa a sociopatia?
Tanto fatores genéticos quanto ambientais contribuem para o desenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial. Os primeiros se referem a hereditariedade e outras condições psicológicas, como Transtorno de Personalidade Borderline e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sociopatas normalmente apresentam essas e outras enfermidades psicológicas concomitantemente.
Os segundos fatores dizem respeito às experiências de vida e ao ambiente onde o indivíduo sociopata cresceu. Negligência, violência, opressão, instabilidade e abuso durante a infância são considerados fatores de risco para o surgimento da sociopatia.
Além disso, crianças diagnosticadas com transtorno de conduta apresentam maior probabilidade de desenvolver o transtorno de personalidade antissocial na adolescência ou na vida adulta.
Como identificar um sociopata?
O comportamento do sociopata é moldado pelos sintomas do transtorno de personalidade antissocial. Os sintomas se manifestam em graus de intensidade distintos. É possível identificar características de sociopatia em uma pessoa ao analisar o seu comportamento.
Todavia, essa análise pode ser desafiadora uma vez que o sociopata consegue representar muito bem em situações sociais, mostrando somente os seus atributos positivos. Além disso, somente psicólogos e médicos podem fazer o diagnóstico desta condição.
De qualquer maneira, separamos 10 sinais para você identificar um sociopata.
1. Dificuldade para ter empatia
A principal característica da sociopatia é a capacidade reduzida de ter empatia. Os sociopatas têm dificuldade para compreender as emoções da mesma forma que as pessoas não diagnosticadas com transtorno de personalidade antissocial.
Alguns não conseguem reconhecer a tristeza, raiva, pesar, angústia, felicidade, amor e medo enquanto outros tem essa habilidade, mesmo que leve tempo para fazer esse reconhecimento e o seu “sentir” seja menos intenso.
No último caso, o sociopata consegue formar laços afetivos e compreender o porquê de determinados atos/situações serem consideradas errados. Já no primeiro caso, eles são completamente incapazes de ter empatia.
2. Mentiras compulsivas
Sociopatas são mentirosos compulsivos. Eles são capazes de inventar uma vida completamente diferente da realidade e dar vida à um personagem cujas características correspondem à situação. Deste modo, passam a impressão de mudar drasticamente de personalidade e de opinião quando, na verdade, estão somente representando um papel.
As mentiras tendem a ter um propósito, como, por exemplo, conquistar a confiança de uma pessoa que poderá ajudá-los a subir na carreira. Mas, nada impede que os sociopatas mintam sobre ocorrências habituais do dia a dia, as quais ninguém realmente se importa.
3. Manipulação
Os sociopatas são conhecidos por sua capacidade de manipular qualquer pessoa sem remorso. Para o conseguir o que querem, eles se aproximam de indivíduos por interesse, forçam um laço de amizade momentâneo e se mostram ser pessoas extremamente solícitas.
Eles analisam a vítima da manipulação para saber como agir ao redor dela e sempre dizer o que ela gostaria de ouvir. Por essa razão é tão difícil perceber quando um sociopata está se aproveitando de você.
4. Impulsividade
A impulsividade possui parte da responsabilidade pelas ações criminosas, agressivas e inconsequentes dos sociopatas. Eles não costumam fazer planos antes de agir e não se preocupam a sua própria segurança nem com a dos outros, podendo facilmente colocar a vida de alguém em risco para conseguirem o que desejam. Podem, por exemplo, dirigir em alta velocidade ou dirigir após beber.
Sendo assim, é comum que sociopatas troquem de emprego, de residência e de parceiro múltiplas vezes. Eles também são financeiramente irresponsáveis. Costumam gastar os seus recursos financeiros sem pensar, não pagar empréstimos, fazer dívidas e apostar em futilidades.
5. Arrogância
A arrogância é outra característica típica de quem possui o transtorno de personalidade antissocial. Por acreditar que tudo o que faz é o certo, o sociopata se vê como melhor que os outros. A sua conduta arrogante é visível, especialmente quando ele está em busca de cumprir uma meta pessoal.
O sociopata classifica os indivíduos em categorias com base em seus feitos. Assim, quem, para eles, não conquistou nada importante é inferior e não merece ser tratado com respeito e educação.
6. Comportamento hostil
Sociopatas apresentam uma série de comportamentos hostis, os quais normalmente os levam a ter problemas com a lei. Não raro eles são presos por cometer furto, agredir pessoas e destruir propriedade alheia. Como não gostam de obedecer a leis, podem buscar quebrá-las somente para mostrar poder.
Quando são punidos, não aprendem nada com a experiência e cometem os mesmos atos violentos e crimes repetidamente. Deste modo, é normal que sociopatas sejam presos, cumpram a pena e voltem à prisão pelas mesmas razões algum tempo depois.
7. Relacionamentos abusivos
O sociopata costuma viver cercado de relacionamentos abusivos. Ele pode tanto ser o abusador quanto ser incapaz de se distanciar do abusador por conveniência. Como eles fazem questão de expressar o seu descaso, eles não medem esforços para enganar, explorar, ferir os sentimentos e manipular os outros. Assim, fica difícil ter uma relação saudável com alguém.
É possível que sociopatas tenham relacionamentos de longo prazo dependendo da intensidade dos seus sintomas. Entretanto, eles não costumam ser como os outros relacionamentos considerando que o sociopata tem dificuldade de sentir emoções.
8. Impaciência
Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.
Do mesmo modo, sociopatas são imediatistas e fazem o possível para conseguir o que querem mais do modo mais eficiente possível.
9. Charme incomum
Sociopatas são charmosos. Eles conseguem conquistar quem desejarem ao vestir uma máscara agradável de compreensão e encanto. Demonstram se preocupar com o bem-estar do próximo e oferecem escuta de bom grado na tentativa de obter a sua confiança. Deste modo, são reconhecidos como pessoas amorosas, enigmáticas e carismáticas.
O indivíduo com transtorno de personalidade antissocial não consegue, no entanto, manter esse charme por muito tempo. Quando estabelece um relacionamento com alguém, ele deixa os seus comportamentos disfuncionais visíveis e a ilusão é quebrada.
10. Incapacidade de sentir culpa
O sociopata não costuma sentir culpa nem remorso pelos danos causados por suas ações. Eles tentam jogar a responsabilidade de suas escolhas e condutas impróprias em terceiros, nas próprias vítimas (alegando que elas mereciam determinado tratamento) ou na injustiça da vida (por sua vida ser “ruim”, eles cometeram tal ato).
Mesmo que outras pessoas tentem explicar o porquê de suas ações serem consideradas ruins e machucarem os outros, os sociopatas têm dificuldade para entender por que deveriam se sentir culpados ou assumir a responsabilidade por seus atos. Para eles, “não é nada demais”.
Tratamento para sociopatia
O tratamento para o transtorno de personalidade antissocial acontece por meio da psicoterapia e do uso de medicamentos para controlar os sintomas e estabilizar o humor. No entanto, ainda não há uma cura definitiva para a sociopatia.
O indivíduo normalmente precisa fazer acompanhamento para o resto da vida para evitar o agravamento dos sintomas e consequências legais. Ou seja, neste caso, o objetivo do tratamento não é a mudança de comportamento do paciente, mas, sim, algum objetivo de curto prazo.
Em casos severos, é necessária a permanência do paciente com transtorno de personalidade antissocial em um hospital psiquiátrico.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Debora Cardozo
Consultas presenciais
Consultas por vídeoPsicóloga, Coach, Analista Comportamental, Palestrante, pós-graduada em MBA de Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos, cursando formação em Arteterapia pela clínica POMAR.
Valor R$ 180
próximo horário:
28/jan. às 08:00hs -
Fernando Cocolichio
Consultas presenciais
Consultas por vídeoO Fernando é psicólogo clínico. Membro da International Association of the Advancement of Gestalt Therapy – (IAAGT), Associação internacional de Avanço da Gestalt Terapia.
Valor R$ 150
próximo horário:
27/jan. às 18:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Como saber se tenho depressão?A figura do sociopata é exaustivamente explorada na mídia, fazendo com que as pessoas tenham impressões um tanto equivocadas sobre a sociopata. Ela é associada aos indivíduos violentos e manipuladores, [...]
- 15 maneiras de combater o estresse no dia a diaA figura do sociopata é exaustivamente explorada na mídia, fazendo com que as pessoas tenham impressões um tanto equivocadas sobre a sociopata. Ela é associada aos indivíduos violentos e manipuladores, [...]
- Angústia: o que é, sintomas e como lidarA figura do sociopata é exaustivamente explorada na mídia, fazendo com que as pessoas tenham impressões um tanto equivocadas sobre a sociopata. Ela é associada aos indivíduos violentos e manipuladores, [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- 5 sinais de que você namorou ou conhece um sociopataSe você acha que já namorou um sociopata preste atenção nestes sinais que trazemos em nosso texto. Às vezes é muito difícil resumir uma situação vivida em palavras. De [...]
- Saiba quais são os 4 tipos de autismo e os detalhes sobre elesVocê sabia que existem quatro tipos de autismo? O autismo tem estado cada vez mais evidente, principalmente entre pessoas jovens, uma vez que as pesquisas sobre as áreas estão [...]
- Abuso psicológico: suas formas e como identificá-lasO abuso psicológico acontece de modo sutil, passando despercebido por quem o sofre. Como quem costuma praticar essa forma de abuso é alguém de confiança, como um cônjuge ou [...]
Autor: psicologa Geraldine Medeiros Ferreira - CRP 04/12240Formação: A psicóloga Geraldine Medeiros Ferreira é graduada em Psicologia pela FUMEC, com pós-graduação e especialização em Psicanálise pela Universidade Federal de MG.
Adorei os comentários, nunca tinha lido hoje aprendi um pouco de psicopata., gostaria de receber mais comentários.
Obrigada pelo feedback! Para receber mais artigos, cadastre-se em nossa newsletter!
Gostei do conteúdo e aprovei todas infomações, estou grato e satisfeito.
Olá! Obrigada pelo seu feedback, fico feliz que tenha gostado do conteúdo!
de acordo com o que eu li, me identifiquei como sendo um sociopata. mas gostaria de mudar essa situação que me encontro a muitos anos. será que consigo ter ajuda?
Sim, é possível ter esse auxílio. Busque a ajuda de um psicólogo!