Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Fernanda de França Lorenção - Psicólogo CRP 06/123946
Interessado em fazer psicoterapia? Uma das dúvidas comuns de quem tem a intenção de iniciar um acompanhamento psicoterapêutico são as perguntas de psicólogos para pacientes.
Portanto, o que o psicólogo pode perguntar e quando esses questionamentos acontecem? No post de hoje, abordaremos o tema das perguntas de análise psicológica para sanar dúvidas de interessados em fazer terapia.
Perguntas de psicólogos para pacientes: perguntas para fazer na terapia
Na primeira sessão de terapia, o psicólogo faz uma avaliação psicológica em que questiona o paciente para entender melhor as suas queixas e os objetivos que deseja atingir.
Então, as perguntas que o psicólogo faz na primeira consulta ajudam a formar um panorama do quadro clínico do paciente, possibilitando a criação de um plano de tratamento.
Se você nunca fez terapia, deve estar se perguntando “mas quais as perguntas que um psicólogo faz?” ou, ainda, estar nervoso em ter que responder questionamentos.
É comum quem nunca conversou com um psicólogo ter medo de se abrir. Existe o temor de ter qualquer palavra ou comportamento ‘analisado’, até mesmo os movimentos involuntários. Entretanto, não é preciso ter essa preocupação. O psicólogo não faz julgamentos ou juízo de valor, mas, sim, usa as suas observações para ajudar pacientes a solucionarem os seus problemas.
Perguntas que o psicólogo faz na primeira consulta
Antes de tudo, é preciso entender que cada psicólogo possui uma abordagem única. Embora perguntas sejam feitas na primeira sessão de terapia, o conteúdo e o formato do questionário de psicologia pode mudar de profissional para profissional.
Por exemplo, alguns profissionais possuem um questionário inicial impresso enquanto outros preferem que o paciente escreva alguns pontos em um caderno ou responda às perguntas oralmente. Então, o formato pode variar, mas o objetivo é o mesmo.
O questionário básico visa coletar informações básicas, como nome completo, idade, estado civil (casado, solteiro, viúvo, divorciado), se tem filhos, perguntas sobre trabalho (se está empregado ou não) ou sobre estudos (o que estuda e qual tipo de graduação), com quem o paciente mora, se há uso de medicamentos contínuos, entre outros. Com essas informações coletadas, o psicólogo pode partir para tópicos mais profundos.
Em seguida, veja algumas perguntas de psicólogos para pacientes:
- Qual é o seu objetivo com a terapia?
- Quais são as suas preocupações no momento?
- O que ainda não está bem na sua vida?
- O que você deseja mudar no seu jeito de ser, pensar, se relacionar, trabalhar ou de viver hoje?
- O que em sua vida faz com que você se sinta feliz?
- O que em sua vida faz com que você se sinta triste?
- Como você pode conseguir adicionar mais prazer a sua vida?
- Pelo que você é grato na sua vida?
- O que traz atualmente significado para a sua vida?
- O que traria significado para a sua vida no futuro?
- O que você pretende fazer para atingir os seus objetivos?
- Como vai saber que os atingiu e o que vai fazer quando isso acontecer?
- O que te impede de conseguir o que você deseja?
Então, o paciente também pode fazer as suas próprias perguntas na primeira sessão com o psicólogo. Se você está se questionando o que perguntar na primeira entrevista psicológica, abordaremos esse tema mais adiante.
Perguntas de psicólogos para pacientes com depressão
Para entender como o paciente com depressão se sente, o psicólogo precisa fazer algumas perguntas específicas. Dessa forma, consegue entender em que estágio a depressão se encontra, quais são os sintomas predominantes no cotidiano, como a depressão está afetando a vida do paciente, entre outros.
- Como costuma ser o seu humor no dia a dia?
- Você tem muitos pensamentos negativos?
- Como esses fatores afetam a sua vida?
- Você se sente mais mal do que bem de modo geral?
- Como lida com emoções negativas?
Perguntas de psicólogos para pacientes com ansiedade
Da mesma forma, para entender como a ansiedade impacta a saúde mental e o dia a dia do paciente, o psicólogo faz certos questionamentos. Veja algumas perguntas de psicólogos para pacientes abaixo:
- Você tem pensamentos acelerados?
- Quais situações despertam mais ansiedade?
- Como você lida com a inquietação?
- Você se sente ansioso todos os dias?
- O estresse também é um problema recorrente na sua vida?
Perguntas de psicólogos para pacientes infantil
As perguntas dos psicólogos infantis, que atendem crianças, são direcionadas aos pais. O profissional também conversa com os pequenos, mas possui uma abordagem distinta, mais lúdica, para dialogar de uma maneira que eles compreendam. São os pais, no entanto, que fornecem as informações necessárias para que o psicólogo entenda o que a criança precisa.
Perguntas que podem ser feitas aos pais durante a terapia para crianças são:
Crianças:
- Quais são as suas principais queixas e preocupações?
- Como a criança se comporta na escola?
- Como a criança se comporta em casa?
- Como você reage aos problemas apresentados pela criança?
- Qual é o seu principal objetivo com a terapia?
A terapia para adolescentes também envolve a participação dos pais, mas, por conta da idade do paciente, o psicólogo já consegue conversar com eles e questioná-los sobre os assuntos que os afligem diretamente. Ainda assim, os pais são convidados para conversar com o psicólogo quando necessário e também podem marcar consultas individuais.
Algumas perguntas de psicólogos para pacientes adolescentes são:
Adolescentes:
- Quais são as suas principais queixas?
- Como você lida com o estresse?
- Como você vê a si mesmo?
- Como costuma lidar com os problemas?
O que o psicólogo anota? E como um psicólogo avalia uma pessoa?
Durante a sessão de terapia, o psicólogo ocasionalmente faz anotações. Algumas anotações também são feitas após a consulta, quando o profissional revisita o caso do paciente para estudá-lo. O que o psicólogo anota é pertinente para o tratamento dos seus pacientes, por isso, não é preciso temer quando ele faz uma anotação durante a consulta.
Mas como um psicólogo, de fato, avalia uma pessoa? As anotações e o questionário de psicologia são as suas únicas ferramentas? Não.
Sendo assim, uma avaliação completa faz uso de diversos métodos, como coleta de informações, planejamento, aplicação das técnicas e análise dos resultados. Caso seja necessário mudar a tática com certo paciente, o psicólogo faz a correção das técnicas utilizadas durante a terapia.
O que o psicólogo não pode fazer?
Existem várias coisas que o psicólogo não pode fazer na terapia que são interessantes para os pacientes saberem. Portanto, o código de ética profissional do psicólogo define os seguintes deveres:
- Confidencialidade: uma das razões que levam às pessoas a temer a terapia é ter os seus segredos expostos. Porém, é dever do psicólogo proteger a intimidade dos pacientes através da confidencialidade.
- Responsabilidade social: o psicólogo não pode induzir convicções políticas, filosóficas, morais, religiosas ou qualquer tipo de preconceito enquanto exercita as suas funções. Em outras palavras, o profissional não pode induzir os pacientes a ter as mesmas crenças que ele. Esses assuntos precisam ser abordados com imparcialidade.
- Promover a saúde e qualidade de vida: é dever do profissional promover a saúde mental e qualidade de vida de seus pacientes, contribuindo para a eliminação de quaisquer formas de negligência, violência, discriminação, exploração, etc.
Então, caso o paciente não se sinta confortável com o psicólogo, pode buscar outro profissional para dar início a outro processo psicoterapêutico.
O que perguntar na primeira entrevista psicológica?
Os pacientes também podem fazer perguntas aos psicólogos. A dúvida de muitas pessoas que nunca conversaram com esse profissional é o que falar na sessão de terapia e que tipo de perguntas são aceitas pelo psicólogo.
Então, o paciente pode perguntar o que quiser ao profissional. É interessante questioná-lo sobre a sua abordagem psicológica, experiência com pacientes, experiência com o problema que você está levando à terapia, como é o funcionamento das consultas, entre outros tópicos, logo na primeira consulta.
Outras perguntas para serem feitas em um processo terapêutico podem envolver dúvidas sobre ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental. Por exemplo, se você sofre de ansiedade, pode perguntar o porquê de você ter dificuldade para controlar a sua inquietação.
Curiosidade: Os psicoterapeutas também choram?
É claro!
As pessoas costumam ter uma visão de que o psicólogo é inabalável por ser conhecedor da psique humana. Apesar do seu conhecimento e formação, o psicólogo ainda é humano e chora e se estressa, assim como qualquer outra pessoa.
Profissionais podem, inclusive, chorar durante a sessão quando a história dos pacientes lhe tocam. Isso não quer dizer que sejam psicólogos ruins. A psicoterapia não se trata de reprimir suas emoções, mas, sim, aprender a lidar com elas de modo saudável.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Debora Cardozo
Consultas presenciais
Consultas por vídeoPsicóloga, Coach, Analista Comportamental, Palestrante, pós-graduada em MBA de Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos, cursando formação em Arteterapia pela clínica POMAR.
Valor R$ 180
próximo horário:
28/jan. às 08:00hs -
Fernando Cocolichio
Consultas presenciais
Consultas por vídeoO Fernando é psicólogo clínico. Membro da International Association of the Advancement of Gestalt Therapy – (IAAGT), Associação internacional de Avanço da Gestalt Terapia.
Valor R$ 150
próximo horário:
27/jan. às 18:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Terapia Cognitivo Comportamental: como funciona e quando é aplicada?Você sabe o que é a Terapia Cognitiva Comportalmental, como funciona e para que serve? Tire suas dúvidas com os especialistas da Psitto!
- Quando começar a Terapia de Casal e como funciona?Tire suas dúvidas sobre como funciona a terapia em casal, os melhores psicólogos, valores e como começar! Saiba mais na Psitto!
- Plano de saúde para psicoterapiaEstá à procura de psicólogo com reembolso do plano de saúde ? Neste post, trazemos informações atualizadas sobre os planos de saúde para psicoterapia!
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Você sabe fazer terapia? Aprenda como aproveitá-laSerá que você sabe fazer terapia? Existe uma maneira correta de conversar com o psicólogo? Ou é uma questão de seguir a intuição e deixar a conversa rolar entre [...]
- Primeira consulta com um psicólogo: tudo o que você precisa saberA primeira consulta com um psicólogo para quem nunca fez terapia pode ser intimidadora. Muitos tabus e especulações errôneas sobre a psicoterapia circulam entre as pessoas, podendo tornar o [...]
- Benefícios da terapia: Conheça 11 vantagens de contar com um psicólogoEmbora tenham sido taxados por muito tempo como um “local para loucos”, os consultórios psicológicos são ambientes de acolhimento em que todos podem sentir os diversos benefícios da terapia. [...]
Autor: psicologa Fernanda de França Lorenção - CRP 06/123946Formação: A psicóloga Fernanda de França Lorenção é formada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em saúde com ênfase em saúde da mulher, também pela UNIFESP