Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online. Autor: Lucilene Ferreira Guedes - Psicólogo CRP 06/116690
Será que a terapia online funciona?
Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem quando buscam informações sobre o mundo da psicoterapia online.
Acostumadas com o modelo tradicional de consultas psicoterapêuticas ou médicas, muitos não compreendem a funcionalidade das consultas online em sua totalidade.
O modelo tradicional de encontros presenciais mudou radicalmente nos últimos anos e passou por transformações maiores em 2020.
Atualmente, basta abrir um aplicativo para pedir e receber uma variedade de serviços em casa. Os aplicativos de delivery de comida e mercado, bem como os de contratação de serviços são alguns exemplos.
ÍNDICE
- Maiores preocupações sobre a terapia online
- Como é a terapia online
- Benefícios da terapia online
- Como encontrar um psicólogo online
- Conclusão
Devido à pandemia de COVID-19, muitos segmentos profissionais precisaram modificar a sua forma de atendimento ao cliente.
Até mesmo as escolas e universidades tiveram que reinventar a antiga fórmula de dar aula para uma turma presencial.
Graças ao rápido avanço da tecnologia e ao feedback dos consumidores, a tendência para o futuro é que parte dessas mudanças permaneçam.
No caso da terapia online, as sessões são permitidas pelo Conselho Federal de Psicologia e ajudam muito na democratização do acesso aos cuidados mentais.
Isso significa que qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento pode tirar um tempinho para cuidar de si mesmo.
Com a regularização do atendimento psicoterapêutico online, os psicólogos já haviam começado a atender via internet e, após a pandemia, esse serviço deve continuar e se fortalecer.
Na verdade, o que muda é apenas o meio de comunicação, mas as práticas da psicologia permanecem as mesmas.
Já existem estudos que comprovam que a terapia online funciona e é tão efetiva quanto a terapia presencial.
Entenda como a terapia online funciona
As preocupações com a eficácia da terapia online nascem do fato do psicólogo estar fisicamente distante do paciente.
A ausência da visão da linguagem corporal e dos movimentos ocasionais (mexer das mãos ou dos pés, cruzar as pernas ou braços, etc) costuma partir tanto dos profissionais da área quanto de pacientes.
O psicólogo também lê o silêncio para enriquecer a sua análise do comportamento e do modo de pensar do paciente.
Esse fator pode ser afetado pela conexão da internet, que causa congelamentos e outras alterações na imagem da tele chamada.
Entretanto, um estudo apresentado no Journal of Anixety Disorders em 2018 concluiu que a Terapia Cognitivo-Comportamental online é tão eficiente e aceitável quanto à praticada presencialmente.
Foram encontrados os mesmos resultados positivos no tratamento da depressão, síndrome do pânico, ansiedade e fobia social na modalidade online.
Como a terapia online é relativamente nova, entretanto, mais estudos sobre a utilização da tecnologia na saúde mental podem surgir e demonstrar outros resultados.
Outro aspecto que causa dúvidas é a formação da empatia. Para que a terapia funcione bem para o paciente e o psicólogo, um laço empático precisa ser formado.
Acredita-se que relacionamentos estabelecidos pelo convívio social presencial se fortalecem mais que as conexões feitas através da internet.
No entanto, pessoas acostumadas a fazer amizades e viver relacionamentos amorosos no mundo cibernético podem não sentir diferença.
Por enquanto, pode-se afirmar, ao observar a popularização da terapia online no Brasil e no mundo assim como as opiniões de psicólogos, que os resultados adquiridos são semelhantes aos da modalidade tradicional.
A terapia online possui dois requisitos: um computador ou smartphone capaz de fazer e receber tele-chamadas e acesso à internet. Por isso, é vista como mais prática por pacientes que preferem essa modalidade de atendimento.
Já as consultas seguem a mesma linha da terapia presencial.
O paciente expõe as questões problemáticas as quais deseja tratar e curar em sua vida enquanto o psicólogo faz a escuta.
Ele conduz o paciente a reflexões sobre suas ações, sentimentos e emoções da mesma forma que acontece na terapia presencial.
Durante a sessão, a câmera pode focar tanto no rosto do paciente quanto capturar o corpo inteiro ao ser posicionada em uma distância maior.
O combinado depende da preferência do profissional e do paciente.
A terapia online funciona também em qualquer momento do dia, sendo possível marcar sessões em horários além do costumeiro período das 8h às 18h.
Caso o paciente não esteja confortável com a maneira que a psicoterapia esteja sendo conduzida, pode expressar as suas impressões a qualquer momento ao profissional para que sejam feitas mudanças.
Quais os benefícios da terapia online?
Para entender melhor como a terapia online funciona, separamos algumas vantagens deste formato.
Veja abaixo os principais benefícios da terapia online.
1. Flexibilidade de horários
Entre o trabalho e os afazeres domésticos, pode sobrar pouco tempo para cuidar de si mesmo.
Encaixar a terapia nos horários vagos é também uma forma de autocuidado e de se revitalizar para enfrentar a rotina.
Pacientes que possuem rotinas cheias de compromissos ou expedientes diferenciados, como profissionais da área da saúde, se beneficiam da flexibilidade de horários da terapia online.
Universitários que trabalham, estudam e atendem eventos estudantis nos finais de semana ou dedicam grande parte de seus horários livres para pesquisas também encontram um horário favorável para a terapia com mais facilidade.
2. Facilidade para encontrar profissionais
A internet possibilita o encontro de pacientes com psicólogos nas mais diversas situações!
É especialmente útil para quem mora em cidades pequenas e áreas rurais, onde não há muitos profissionais disponíveis ou o deslocamento é inviável.
Além disso, é mais fácil encontrar psicólogos especializados em condições específicas ou com credenciais particulares na internet.
O atendimento online também beneficia brasileiros que residem no exterior e desejam se consultar com um psicólogo brasileiro.
Por ser feita através de uma telechamada, a sessão pode ser agendada mesmo com a diferença de fuso horário.
3. Mais conforto para falar sobre assuntos variados
Às vezes, os pacientes não conseguem abordar assuntos que consideram constrangedores na terapia presencial.
O contato visual ou a presença próxima do psicólogo pode intimidar. Falar sobre intimidades no relacionamento, questões sobre sexualidade, ou preocupações íntimas pode ser mais fácil via telechamada.
O ambiente da casa do paciente também pode aumentar a sensação de conforto no momento da fala, servindo de encorajamento para tocar em assuntos diversos. Pessoas com ansiedade severa e fobia social geralmente preferem fazer a consulta de casa.
Outra característica que pode tornar a comunicação mais fácil é a possibilidade de conversar de forma anônima com o psicólogo.
Alguns sites de terapia online proporcionam essa opção ao indivíduo que não deseja se identificar.
Existem opiniões divergentes sobre esse fator, porém, se for da preferência do paciente, pode render bons resultados.
4. Custo-benefício
A terapia online funciona com menor custo que a presencial.
O valor pode ser atrativo para pacientes com orçamentos reduzidos, como universitários, ou até mesmo quem pretende fazer apenas algumas consultas.
É comum algumas pessoas buscarem a terapia para tratar um problema pontual, planejando fazer um número reduzido de sessões.
À medida que aprendem mais sobre si mesmas, no entanto, mudam o seu objetivo inicial e decidem fazer mais consultas.
5. Maior possibilidade de contato com o psicólogo
Um paciente pode contatar o psicólogo após uma crise de pânico ou de ansiedade, por exemplo, pelo celular ou computador.
Apesar de alguns profissionais também permitirem esse contato quando atendem pacientes presencialmente, o psicólogo que atende online costuma ter mais desenvoltura para atender nesses contextos.
6. Psicoterapia mais intensa
O atendimento online, em alguns casos, pode permitir que mais sessões sejam feitas devido à facilidade de encontrar horários em comum, ao desgaste reduzido após a consulta e ausência da necessidade de deslocamento.
Faltas por conta do tempo ruim ou gripes também são reduzidas. Dessa forma, o tratamento pode ser concluído mais rapidamente.
7. Recurso mais acessível
Como já mencionamos, esse formato permite uma maior democratização do acesso à terapia, pois você tem um leque maior de alternativas para iniciar o tratamento psicológico.
Primeiramente, porque a terapia online funciona tanto para pessoas que moram em regiões distantes e não têm acesso a um psicólogo.
Em segundo lugar, pessoas com limitação física tendem a ter mais dificuldade de deslocamento para chegar ao consultório, o que torna a terapia online muito mais viável.
Outra dificuldade da terapia presencial que é suprida pela online é a mudança de cidade.
Imagine que você precisa mudar de cidade, mesmo após encontrar um psicólogo que você gosta e está acostumado.
Anteriormente não seria possível continuar a terapia com o mesmo profissional.
Hoje, graças aos atendimentos online, não só isso é possível, como também é viável encontrar um profissional diretamente no online.
O que diz o Conselho Federal de Psicologia?
A partir de 2018, o Conselho Federal de Psicologia ampliou as possibilidades de terapia online que antes eram limitadas a atendimentos pouco complicados.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que traz atualizações em respeito a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico online.
Antes era possível realizar apenas um número limitado de sessões virtuais, enquanto atualmente não há limitações de sessões.
Para fazer o atendimento online, o profissional precisa realizar um cadastro individual prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia.
De acordo com o artigo 2º da resolução, podem ser feitos atendimentos nas seguintes situações:
1 – Consultas e/ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos de maneira em tempo real ou por mensagens, e-mail, etc.;
2 – Em processos de Seleção de Pessoal;
3 – Utilização de instrumentos psicológicos devidamente regulamentados por resolução pertinente, de acordo com o Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (SATEPSI), e normas específicas para tal finalidade.
4 – A supervisão técnica dos serviços prestados por psicólogas e psicólogos nos mais diversos contextos de atuação.
O atendimento online é considerado inadequado pela resolução na seguintes situações:
- grupos em situação de urgência e emergência;
- grupos em situação de emergência e desastres;
- grupos em situação de violação de direitos ou de violência.
Nestes casos, os pacientes devem ser atendidos de forma presencial.
Como encontrar um psicólogo online
Agora que você já sabe que a terapia online funciona, podemos prosseguir para o próximo passo: encontrar um profissional capacitado.
Primeiramente, se pergunte se a modalidade de atendimento online é a mais apropriada para você e os seus impasses emocionais.
Pacientes mais jovens, por exemplo, tendem a preferir a terapia online por terem maior domínio sobre as ferramentas e a linguagem da internet.
Além disso, algumas condições podem se beneficiar mais com o tratamento presencial do que a terapia online, como é o caso de pacientes psicóticos.
Em seguida, antes de escolher um psicólogo, analise as credenciais do profissional.
É recomendado marcar uma consulta para conhecer o profissional e a sua abordagem antes de dar início ao tratamento propriamente dito.
Desse modo, você também identifica como se sente nessa consulta inicial. Se o desconforto se sobrepuser, é melhor procurar por outro psicólogo ou método diferenciado.
A seguinte dica também é válida durante as sessões. Observe a ética profissional do psicólogo e a sua forma de atendimento em longo prazo.
Por exemplo, se você prefere não tocar em um determinado assunto ainda e o profissional lhe pressionar, não está utilizando a melhor abordagem para deixá-lo confortável.
Estudos ao redor do mundo já comprovaram que a terapia online funciona, a questão que deve pesar na sua decisão é se ela funciona ou funcionará para você.
Conclusão
A terapia online é eficaz e possui os mesmos resultados que a terapia presencial.
Justamente por isso ela foi liberada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em novembro de 2018.
O intuito é flexibilizar o atendimento para pessoas que moram longe ou estão impossibilitadas de comparecerem a um consultório presencialmente.
O que deve ser considerado ao agendar uma consulta presencial é se você se sente confortável com esse tipo de atendimento e se possui privacidade para falar sobre suas questões com o psicólogo.
Sugerimos que você experimente uma primeira consulta para entender a dinâmica e perceber se será possível encaixar esse tipo de atendimento à sua rotina e ao que você busca.
Marque uma consulta online com um psicólogo
Quer dar início a terapia? Conheça os profissionais da Psitto e faça sessões online!
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda:
-
Rubieli Ferreira
Consultas presenciais
Consultas por vídeoRubieli Ferreira é Bacharel em Psicologia pela Universidade do Contestado (Unc) Campus Mafra/SC. Atua como Psicóloga Clínica em consultório particular na modalidade presencial e também online.
Valor R$ 130
próximo horário:
21/nov. às 14:00hs -
Camila Ordonhes
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Camila Ordonhes é formada desde 2013 pela Universidade Paulista - UNIP. Atualmente cursa a pós graduação em Psicopatologia (Transtornos Mentais) e possui aprimoramento em Psicofarmacologia e Psicologia Perinatal e da Parentalidade.
Valor R$ 120
próximo horário:
21/nov. às 08:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Terapia Online ou Presencial: afinal, qual é a melhor?Qual é melhor: terapia online ou presencial? Conheça neste post da Psitto quais as principais diferenças e como escolher a melhor para você!
- Ansiedade: conheça os sintomas, causas e efeitos no corpoA ansiedade não traz apenas desconforto emocional. Ela também causa uma série de efeitos negativos no corpo, conforme detalha a psicóloga.
- Terapia Cognitivo Comportamental: como funciona e quando é aplicada?Você sabe o que é a Terapia Cognitiva Comportalmental, como funciona e para que serve? Tire suas dúvidas com os especialistas da Psitto!
Autor: psicologa Lucilene Ferreira Guedes - CRP 06/116690Formação: A psicóloga Lucilene Ferreira Guedes é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós graduada em Espiritualidade e Estudos da Consciência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui Aperfeiçoamento em Psicopatologia e Saúde Mental pelo CEPPS...